Quais alimentos humanos são tóxicos para gatos?

Quais alimentos humanos são tóxicos para gatos?

Em casa alimentamos nossas gatas exclusivamente com ração de boa qualidade. Ocasionalmente, também damos “petiscos” e comida úmida, como snacks de final de semana. Mas quando eu era criança, lá nos anos 80, tínhamos duas cadelas e, na época, não era tão fácil encontrar ração adequada e de forma alguma tínhamos recursos para comprá-la. Então, as alimentávamos com comida humana – no geral, restos do nosso próprio prato, que incluía arroz, feijão, legumes, ovos fritos e outros alimentos comuns.

Evidentemente isso não era adequado – a alimentação humana não é apropriada aos pets por conta das necessidades nutricionais que são diferentes (os gatos têm necessidades nutricionais específicas que devem ser atendidas com uma dieta adequada), além do fato de que muitas ‘comidas humanas” são tóxicas e prejudiciais para os pets.

Neste artigo listo 12 alimentos humanos que são perigosos para gatos e outros animais domésticos, como cães, e que jamais devem ser usados como alimento para esses pets.

Alimentos tóxicos para gatos

Alimentos perigosos para gatos e cães

  1. Álcool
    Bebidas alcoólicas podem causar problemas muito graves nos animais, como vômitos, diarreia, dificuldade para respirar, depressão do sistema nervoso central, torpor, coma e morte. jamais dê ou permita que seu gato ou cachorro consuma qualquer bebida alcoólica ou alimento contento álcool (como bombons de licor, por exemplo).
  2. Alho, cebola e cebolinha
    Essas ervas podem ocasionar irritação gastrointestinal nos pets, e em casos mais graves danificar as células vermelhas do sangue (hemácias) e levar à anemia. Os gatos são mais suscetíveis a esses problemas do que os cães, mas recomenda-se evitar alimentos com essas ervas e temperos para todos os pets.
  3. Café
    O café possui uma substância da classe das metilxantinas, com variantes também encontradas no cacau, chá preto e noz de cola. Se ingeridas, as metilxantinas podem causar vômito e diarreias, sede excessiva, muita urina, alteração no ritmo cardíaco, tremores, convulsões e até mesmo levar à morte. Jamais permita que seu gato se ingira qualquer alimento contendo café, ou que beba café, mesmo que misturado com leite.
  4. Chocolate
    Assim como o café, o chocolate também possui substâncias estimulantes da classe das metilxantinas, podendo ocasionar os mesmos sintomas graves ou mesmo levar à morte do animal. Nunca permita que seu gato ou cão coma chocolate, mesmo que seja um pedaço bem pequeno.
  5. Fermento e massas em fermentação
    Alimentos contendo fermento, como massa de pão, podem ocasionar o acúmulo de gás carbônico no sistema digestório do pet, o que pode causar muita dor ao animal e levar a problemas mais graves, como torção no estômago, uma emergência extremamente perigosa.
    Além disso, a fermentação leva à liberação de etanol (álcool comum) como subproduto, o que ainda pode fazer com que o animal fique embriagado e sofra as consequências do consumo de álcool.
  6. Frutas cítricas
    Tanto as folhas quanto os frutos e sementes de frutas cítricas possuem quantidades variáveis de ácido cítrico e óleos essenciais que podem causar irritação e depressão do sistema nervoso central em animais domésticos, caso ingeridas em quantidade significativa. Idealmente, não permita que seu pet consuma limões, laranjas, limas, grapefruits ou outras frutas cítricas para evitar problemas.
  7. Coco e água de coco
    O coco e produtos derivados, como a água de coco e leite de coco possuem óleos essenciais que podem causar problemas no estômago de seu pet, além de ocasionas diarreia com fezes moles. Apesar de não ser algo tão grave, é desaconselhável oferecer esse tipo de alimento ao seu pet – é simplesmente desnecessário.
    A água de coco também possui altos níveis de potássio, o que pode ocasionar problemas mais graves se consumida em excesso.
  8. Uvas
    Uvas em geral, incluindo as uvas-passas, possuem substâncias capazes de causar problemas renais graves em gatos e cães. Gatos já são normalmente propensos a sofrer de moléstias nos rins, então é ideal não permitir que consumam frutas que exacerbem esse problema.
  9. Laticínios, como leite e queijo
    Em desenhos animados e filmes sempre vemos gatinhos sendo alimentados com um prato de leite – você certamente já viu isso. E isso é absolutamente errado!
    Os gatos não possuem quantidades significativas de lactase, uma enzima que metaboliza a lactose do leite e derivados no corpo. Via de regra, a maior parte dos gatos é intolerante à lactose, e o consumo de leite, queijo, iogurte e outros laticínios pode causar problemas digestivos e diarreia nos pets.
  10. Carne crua e ovos crus
    Jamais alimente seus pets com carne, peixe ou ovos crus: esses alimentos podem estar contaminados com bactérias como Salmonella e E. coli, que podem causar problemas graves nos animais (e em humanos também, certamente).
    Além disso, ovos crus possuem uma enzima chamada de avidina, que diminui a capacidade de absorção de biotina (uma das vitaminas do complexo B), ocasionando problemas de pele nos pets.
  11. Petiscos salgados
    Comida muito salgada, como batatas chips, pipoca e outros snacks podem ocasionar sede e urinação excessiva nos animais, e mesmo levar a envenenamento por excesso de íons de sódio no sangue.
    Sintomas comuns do consumo excessivo de sal (cloreto de sódio) incluem vômitos, diarreia, tremores, temperatura elevada do corpo, convulsões e até mesmo a morte.
  12. Xilitol
    O xilitol é uma substância empregada como adoçante natural em muitos produtos, sendo encontrado em diversos alimentos light e zero-açúcar, como doces, refrigerantes, bolos, biscoitos e outros. Porém, seu consumo pode ser muito prejudicial aos pets, especialmente gatos, interferindo com a liberação de insulina pelo pâncreas e podendo levar à falência no fígado, ambas ocorrências que podem levar à morte do animal.
    O aumento na secreção da insulina ocasionado pela ingestão de xilitol pode levar à hipoglicemia, com sintomas como letargia, perda de coordenação motora, vômitos e convulsões. Sem tratamento, esse quadro geralmente evolui para a morte.
Imagem de Kasjan Farbisz por Pixabay

Conclusão

Gatos e cães precisam de uma alimentação balanceada e equilibrada que forneça nutrientes de acordo com as necessidades de cada espécie. Procure sempre alimentar seu pet com ração adequada, de qualidade, mesmo que isso significa um gasto extra – vale totalmente a pena.

Caso você perceba que seu animal ingeriu algum dos alimentos citados aqui no artigo, preste atenção em seu comportamento e, ao primeiro sinal de intoxicação, leve-o a um veterinário. Ou melhor, nem espere os sintomas se manifestarem;  dependendo do que foi ingerido, o atendimento adequado deve ser imediato para evitar problemas mais graves posteriormente.

Referências

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.