20 plantas seguras para gatos e outros pets

Quais plantas são seguras para gatos e outros animais de estimação?

Gatinho com planta. Imagem de Dim Hou por Pixabay

Gatos são animais curiosos por natureza, e adoram brincar de se esconder e dormir nos locais mais inusitados. Muitas vezes, esses locais consistem no jardim ou atrás de vasos de plantas no quintal, e os gatinhos (e outros animais de estimação) acabam por se embrenhar entre as plantas, tendo contato físico com elas, podendo danificá-las ou causar outros tipos de problemas, como sujeira com terra.

Além disso, alguns gatos gostam de mordiscar as folhas das plantas, ou simplesmente comê-las (por variados motivos). E aqui temos um perigo: muitas plantas são venenosas para os animais de estimação, podendo causar os mais diversos tipos de reações, desde um simples vômito ou alergia até complicações renais, hepáticas e cardíacas, e podendo até mesmo levar à morte do animal.

Mas, como saber quais plantas podemos ou não ter em casa quando temos animais curiosos?

Em minha casa, por exemplo, temos duas gatinhas. Uma delas gosta de se esconder no meio do jardim de vez em quando, mas no geral não interage muito com as plantas. Já a outra simplesmente adora o contato com algumas das plantas, inclusive mordendo e comendo as folhas de algumas espécies.

Uma de nossas gatinhas, a Cookie, adora se esconder no meio das plantas.
Uma de nossas gatinhas, a Cookie, adora se esconder no meio das plantas. Mas ela não as come, e nem sequer as morde.

Neste caso, é muito importante saber quais plantas podem fazer mal a ela, e quais são inofensivas. Assim, é possível planejar como as plantas serão dispostas no jardim ou nos vasos, de modo a impedir o acesso dos pets àquelas que são perigosas.

Em outro artigo você pode conferir uma lista bastante extensa de plantas que são tóxicas para gatos, cães e outros animais de estimação, além de uma tabela com várias espécies que são consideradas seguras.

Palmeira Camedórea toda mordiscada pela gatinha
Palmeira Camedórea toda mordiscada pela outra gatinha, a Kiki
Imagem: Diário do Naturalista / Fábio dos Reis

Mas, caso queira apenas conhecer algumas plantas que são seguras para se ter em casa, separei aqui uma lista com 20 plantas de jardim bastante comuns que não causarão problemas para gatos e outros pets caso sejam consumidas, e que você pode cultivar em casa sem problemas:

1 – Areca-bambu

Nome científico: Dypsis lutescens
Família: Arecaceae (Palmae)

Nativa do Madagascar, essa bela espécie de palmeira é uma das mais comuns cultivadas em jardins, ruas, parques e praças, sendo facilmente encontrada em lojas especializadas em plantas – ou mesmo em supermercados!

Seu crescimento é de moderado a lento, e pode ser cultivada em interiores, pois se adapta bem ao cultivo em vasos. Gosta de sol direto, mas tolera sombra parcial.

Seu nome popular “Areca-bambu” vem do fato de que seus caules (estirpes) lembram os do bambu.

Areca-bambu e gatos
Areca-bambu
Imagem: Diário do Naturalista / Fábio dos Reis

2 – Avenca

Nome científico: Adiantum capillus-veneris
Família: Pteridaceae

Planta vascular sem sementes, assim como as samambaias, licopódios e chifres-de-veado, a avenca é muito popular em residências, podendo até mesmo se desenvolver em muros de pedra ou em rachaduras na parede, como muitas samambaias.

Trata-se de uma planta de crescimento relativamente lento, podendo levar vários anos até atingir a maturidade. Pode ser cultivada como planta de interior ou exterior, desde que não seja exposta a luz solar direta nas horas mais quentes do dia.

Avenca
Avenca
Imagem: Pixabay

3 – Brinco-de-princesa

Nome científico: Fuchsia spp.; Fuchsia corymbiflora Ruiz. & Pav.; Fuchsia fulgens Moc. & Ses.; Fuchsia magellanica Lam.
Família: Onagraceae

Pequeno arbusto florífero que produz flores incrivelmente belas, de cores brilhantes e vibrantes, em forma de brinco – daí seu nome. Você vai encontrar variedades com flores de cor vermelha, rosada, violeta, púrpura e até mesmo brancas.

Nativa da América do Sul e Caribe, consegue se desenvolver em ambientes semi-sombreados, mas prefere luz solar direta por várias horas ao dia.

São plantas seguras para pets e além disso costumam atrair beija-flores para o jardim. Benefício duplo!

Brinco-de-princesa
Brinco-de-princesa
Imagem: Pixabay

4 – Calatéia

Nome científico: Calathea spp.
Família: Marantaceae

Cultivada principalmente por sua folhagem, que consiste em folhas oblongas e variegadas, com listras de tons verde, verde-amareladas, brancas e de outros tons, é uma das plantas tropicais mais cultivadas do mundo.

Nativa aqui do Brasil, pode ser cultivada dentro e fora de casa, podendo atingir até 1 metro de altura, e se desenvolvendo bem em ambientes semi-sombreados ou totalmente sombreados.

No verão costumam surgir belas flores de cores variadas, púrpuras, brancas, amarelas, vermelhas, dependendo da variedade plantada.

Calatéia com flores
Calatéia com flores
Imagem: Diário do Naturalista / Fábio dos Reis

5 – Camedórea-elegante

Nome científico: Chamaedorea elegans
Família: Arecaceae (Palmae)

Mais uma bela palmeira em nossa lista, a Palmeira Camedórea é originária da América Central, e cultivada há muito tempo como planta de interior.

De crescimento lento, pode levar vários anos até atingir seu tamanho máximo, entre 2 e 5 metros de altura, se cultivada em interior ou exterior, respectivamente.

Nativa do sul do México e Guatemala, prefere luz brilhante, mas indireta; procure não expô-la diretamente ao sol nas horas mais quentes do dia.

Palmeira Camedórea elegans
Chamaedórea elegans
Imagem: Diário do Naturalista / Fábio dos Reis

6 – Cattleya (Orquídea)

Nome científico: Cattleya labiata (Sophronitis spp.)
Família: Orchidaceae

Belíssima orquídea, com flores, vistosas e fragrantes, encontrada em vários formatos e cores, e de tamanhos variados também.

São plantas epífitas, ou seja, crescem naturalmente sobre outras plantas, como troncos e galhos de árvores. As orquídeas do gênero Cattleya costumam viver vários anos (são perenes), levando de quatro a sete anos para atingir a idade adulta.

Originárias do Brasil, podem atingir até 70 cm de altura, e se desenvolvem melhor com exposição parcial ao sol (luz indireta). Evite o sol direto, principalmente o sol quente do meio-dia e da tarde. Regue moderadamente, uma a duas vezes por semana, ou quando o composto estiver totalmente seco.

Orquídea Cattleya
Orquídea Cattleya
Imagem: Pixabay

7 – Flor-de-maio

Nome científico: Schlumbergera truncata
Família: Cactaceae

Uma de minhas preferidas. Planta da família das Cactáceas (sim, a flor-de-maio é um cacto!), sendo endêmica nas florestas da região de serras próximas ao litoral do sudeste brasileiro. Encontrada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro (principalmente), Minas Gerais e Espírito Santo.

A flor de maio é uma planta de fácil cultivo. Para saber como cultivá-la, leia Flor de maio: Curiosidades e Cultivo.

Como cultivar a flor de maio
Flor-de-maio
Imagem: Diário do Naturalista / Fábio dos Reis

8 – Gérbera

Nome científico: Gerbera jamesonii
Família: Compositae / Asteraceae

Nativa da África do Sul, a gérbera é uma planta da família Asteraceae, a mesma dos girassóis e margaridas.

Cultivada por suas belíssimas flores, disponíveis em quase todas as cores imagináveis, e com vários formatos diferentes, incluindo flores simples, dobradas, duplas, com números diferentes de pétalas, e outras variações.

Planta perene, pode chegar a cerca de 45 cm de altura, se desenvolvendo bem no sol direto, mas tolerando sombra parcial.

Flor de Gérbera
Flor de Gérbera
Imagem de Ralphs_Fotos por Pixabay

9 – Hibisco

Nome científico: Hibiscus rosa-sinensis
Família: Malvaceae

Outra de minhas plantas favoritas, o Hibisco é um arbusto que produz esplêndidas flores de tamanho grande, em cores variadas como vermelho, amarelo, laranja, cor-de-rosa e branco.

Originária da Ásia oriental, é um planta perene, pode viver vários anos produzindo flores com muita frequência durante todo o ano, desde que receba bastante luz solar – ela gosta muito de sol direto, apesar de tolerar um pouco de sombra parcial.

Flor de Hibisco vermelho
Hibisco
Imagem: Diário do Naturalista / Fábio dos Reis

10 – Ixora

Nome científico: Ixora coccinea
Família: Rubiaceae

Arbusto cultivado pelos seus belos cachos de flores, vermelhas, rosadas, escarlates ou amarelas, nativo do Sul da Índia, Sri Lanka e Bangladesh. Muito comum em jardins e passeios públicos.

Pode atingir mais de 3,5 m de altura, com folhas oblongas de até 10cm de comprimento. Floresce durante o ano todo, sendo que existem cultivares anões, que atingem no máximo 1m de altura. Gosta de sol direto.

Ixora
Ixora
Imagem: Pixabay

11 – Magnólia

Nome científico: Magnolia virginiana; Magnolia spp.
Família: Magnoliaceae

Árvore que produz uma floração magnífica, a Magnólia é conhecida por suas flores de odor agradável e cores e formatos diversos, sendo muito comuns flores rosadas, vermelhas ou brancas, entre outras.

Planta perene, pode atingir até 10m de altura, com crescimento de lento a moderado, crescendo de 30 a 60 cm por ano, aproximadamente.

Nativa da América do Norte, deve ser cultivada preferencialmente a pleno sol, tolerando sombra parcial por um período.

Flores de Magnólia
Flores de Magnólia
Imagem de Ralphs_Fotos por Pixabay

12 – Neoregelia  (Bromélia)

Nome científico: Neoregelia spp.
Família: Bromeliaceae

Nativas da América do Sul, existem mais de 90 espécies de bromélias Neoregelia, além de centenas de hibridos om grande variedade de cor, forma e tamanho. Uma das espécies mais comuns é a Neoregelia carolinae, muito comuns em floriculturas e lojas especializadas de plantas.

Se desenvolvem melhor sob luz indireta ou sombra moderada. Mantenha um pouco de água na roseta da planta, mas lembre-se de sempre trocar essa água para evitar o aparecimento de larvas de mosquitos.

Bromélia Neoregelia
Bromélia Neoregelia
Imagem: Pixabay

13 – Oncidium

Nome científico: Oncidium flexuosum; Oncidium sphacelatum, Oncidium leucochilum, Oncidium longipes, Oncidium sarcodes, Oncidium spp.
Família: Orchidaceae

No geral as orquídeas são plantas seguras para pets, e as orquídeas do gênero Oncidium se incluem nesse conjunto. Muito populares como plantas ornamentais, existem literalmente centenas de espécies e variedades dessas plantas, com magníficas flores de cores e formatos variados, algumas bastante fragrantes, como a orquídea chocolate, com cachos de flores marrons e aroma de cacau pronunciado.

Nativas da América do Sul, América Central, México e Caribe, gostam de bastante luminosidade, tolerando até mesmo luz solar direta em alguns casos. Mas evite expô-las a temperaturas muito altas ou muito baixas, sob pena de prejudicar seu crescimento.

Orquídea Oncidium
Orquídea Oncidium
Imagem: Pixabay

14 – Peperômia

Nome científico: Peperomia spp.
Família: Piperaceae

Gênero de plantas que contém mais de 1550 espécies, com muitas sendo usadas como plantas ornamentais. De porte relativamente pequeno, são bastante procuradas pela sua folhagem e aparência variadas, com diferentes cores, texturas e formatos.

São plantas de crescimento lento e de fácil manutenção, podendo no geral ser plantadas no jardim ou em vasos. Algumas espécies comuns incluem Peperomia caperata, Peperomia obtusifolia e Peperomia caperata

Nativas das regiões tropicais e subtropicais das Américas Central e do Sul, gostam de solo ligeiramente úmido e bastante umidade no ar, porém sendo sensíveis ao encharcamento do solo. Crescem bem em sombra parcial / luz indireta, sendo contraindicado expô-las à luz solar direta.

Peperômia
Peperômia
Imagem: Diário do Naturalista / Fábio dos Reis

15 – Petúnia

Nome científico: Petunia spp.
Família: Solanaceae

Outro gênero de plantas bastante comum e popular, facilmente encontráveis em lojas especializadas, floriculturas e até mesmo feiras e supermercados, são muito empregadas em canteiros e como plantas de vasos.

Da família das Solanáceas, são parentes do tomate, beringela, pimentão e pimentas chili. Plantas anuais que florescem de forma bastante prolífica, com flores das mais variadas cores, com flores simples, duplas, dobradas, com cores únicas ou variegadas, e algumas até fragrantes. Cores de flores incluem amarela, laranja, púrpura, vermelha, verde, brancas, e mesclas dessas cores.

Nativas da América do Sul, as petúnias são plantas que crescem rapidamente, sendo comum também serem cultivadas a partir de sementes, vendidas em pacotinho com centenas delas por alguns reais. Gostam de várias horas de sol direto por dia, e solo ligeiramente úmido e bem drenado.

Petúnia em flor.
Petúnia em flor
Imagem: Pixabay

16 – Rabo-de-gato

Nome científico: Acalypha hispida
Família: Euphorbiaceae

A Acalypha hispida, popularmente conhecida como rabo de gato ou acalifa-macarrão, é uma planta da família Euphorbiaceae, sendo originária da Ásia tropical.

Planta de crescimento rápido, pode atingir até 2 metros de altura, se espalhando por cerca de 2,5 m quando bem desenvolvida. Suas flores de formato peculiar lembram a cauda de um gato (daí seu nome), geralmente na cor vermelha ou escarlate.

Gosta de bastante luminosidade, mas tolera um pouco de sombra. O sole deve estar sempre úmido, mas sem encharcar. Prefere ambientes úmidos com temperatura mais elevada.

Curiosamente, apesar desta planta não ser tóxica para cães e gatos, ela é levemente tóxica para humanos. Por isso é ideal mantê-la longe do alcance de crianças.

Rabo de gato - acalypha hispida planta
Rabo de gato
Imagem: Diário do Naturalista / Fábio dos Reis

17 – Roseira

Nome científico: Rosa spp.
Família: Rosaceae

Sem sombra de dúvidas a roseira é uma das plantas mais queridas e cultivadas em todo o mundo, por conta de suas belíssimas flores que se apresentam em uma infinidade de formatos e cores, além de sua fragrância inconfundível.

Existem mais de 100 espécies de rosas no gênero Rosa, sendo plantas perenes (vivem por vários anos), podendo viver de 5 a 50 anos, dependendo da espécie e variedade. Algumas são arbustos, outras trepadeiras, e existem inclusive espécies de roseiras anãs, que podem ser cultivadas em pequenos vasos no peitoril de uma janela, por exemplo.

Nativas do hemisfério norte, incluindo Europa e Ásia, as roseiras necessitam de no mínimo 6 horas de sol pleno para se desenvolverem bem – preferencialmente o sol da manhã, com solo úmido e bem drenado.

Roseira flor de rosa amarela
Roseira
Imagem: Diário do Naturalista / Fábio dos Reis

18 – Stapelia

Nome científico: Stapelia hirsuta
Família: Apocynaceae

Apesar de parecer um cacto, a Stapelia é na verdade uma suculenta da família das Asclepiadáceas, sendo natural da África do Sul.

Com flores de tamanho grande em formato de estrela, recobertas de pelos, são chamadas popularmente de “planta carniça”, pelo odor de carne podre emitido por suas flores – mas só perceptível se você chegar bem perto delas (algumas pessoas podem perceber mais à distância).

Existem na verdade várias espécies de Stapelias além da Stapelia hirsuta, como Stapelia variegata, Stapelia grandiflora e Stapelia gigantea, entre outras. Todas apresentam flores belíssimas, em cores e motivos variados, e valem totalmente a pena o cultivo.

Gostam de muita luz, preferencialmente indireta – evite o sol direto, pois pode danificar as plantas (lembre-se, não são cactos!). Com relação à água, espere o solo secar bem entre as regas. o solo deve ser leve, aerado e bem-drenado. Um composto especial para cactos e suculentas ou similar é o ideal.

Stapelia hirsuta em flor.
Stapelia hirsuta em flor.
Imagem: Diário do Naturalista / Fábio dos Reis

19 – Tuia holandesa

Nome científico: Cupressus macrocarpa “Goldcrest”
Família: Cupressaceae

Um dos ciprestes mais cultivados por conta de suas folhas de tom verde-claro com fragrância de citrus, a Tuia Holandesa é uma ótima candidata para ser plantada em um jardim ou mesmo em vasos.

De crescimento relativamente lento, é uma planta de fácil cultivo que pode ser podada para ser mantida em um tamanho adequado co o passar dos anos, pois pode atingir até 4 metros de altura.

Gosta de sol pleno e solo com boa drenagem, preferencialmente não muito fértil. Se for cultivada em vasos, é importante reenvasá-la a cada 3 ou 4 anos em um conteiner maior. A planta prefere climas mais amenos, não se desenvolvendo bem em temperaturas muito elevadas (acima de 30 graus Celsius).

Tuia holandesa (Cupressus macrocarpa)
Tuia holandesa (Cupressus macrocarpa)
Imagem: Diário do Naturalista / Fábio dos Reis

20 – Violeta-africana

Nome científico: Saintpaulia spp.
Família: Gesneriaceae

Uma das plantas mais cultivadas em todo o mundo, a violeta-africana é uma planta compacta, de pequeno porte, que floresce várias vezes no ano. podem ser encontradas com folhagem de formatos variados, e flores de muitas cores – não apenas violetas, mas também vermelhas, brancas e rosadas, entre outras.

Nativa da África Oriental, principalmente do Quênia e da Tanzânia, gosta de bastante luz e clima úmido e quente. o solo deve ser mantido úmido, mas nunca encharcado. Evite molhar as folhas ao regá-la. Também é ideal não expor a planta à luz solar intensa e direta.

Violeta-africana em flor
Violeta-africana em flor
Imagem: Pixabay

Conclusão

Neste artigo sugeri 20 plantas que são seguras para gatos e outros animais domésticos, bastante comuns e de fácil cultivo. Existem muitas outras plantas que podem ser cultivadas tranquilamente por quem possui pets em casa, e inúmeras outras que são perigosas por serem tóxicas, algumas vezes até mortais.

Confira aqui uma lista completa de plantas tóxicas e não-tóxicas para pets (atualizada constantemente!).

Referências

  • Riet-Correa, F. et al. Poisoning by Plants, Mycotoxins and Related Toxins 1ª ed. 2011 CAB International (CABI Publishing)
  • Garland, T.; Barr, A. C. Toxic Plants and Other Natural Toxicants 1ª ed. 2001 CAB International (CABI Publishing)
  • ASPCA – Toxic and Non-Toxic Plant List – Cats. https://www.aspca.org/pet-care/animal-poison-control/cats-plant-list

3 thoughts on “20 plantas seguras para gatos e outros pets

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.