O que fazer em Ushuaia, na Argentina

Ushuaia

Em outubro de 2022 estive visitando a cidade de Ushuaia, no sul da Argentina, a passeio. Foi uma viagem relativamente curta (uma semana) mas incrivelmente recompensadora, por tudo o que a cidade oferece aos turistas e moradores.

Neste artigo pretendo falar um pouco sobre a cidade e seus arredores, e dar dicas do que fazer por lá para aproveitar ao máximo a estadia de quem quiser se aventurar naquela região.

Onde fica Ushuaia?

Ushuaia (pronuncia-se “ussuáia“) é uma cidade turística argentina localizada na província da Terra do Fogo, Antártida e Ilhas do Atlântico Sul, no extremo sul do continente americano. É considerada a cidade mais austral do mundo e está situada na costa do Canal de Beagle, próximo à fronteira com o Chile.

Localização da cidade de Ushuaia, na Argentina
Localização da cidade de Ushuaia, na Argentina. É bem no extremo sul do planeta!

A cidade é cercada por montanhas, incluindo a Cordilheira dos Andes, e é uma cidade muito procurada por turistas que desejam explorar a natureza e a paisagem deslumbrante da região. A cidade oferece uma variedade de atividades ao ar livre, incluindo caminhadas, esqui, snowboard, passeios de barco pelo Canal de Beagle e outras.

A cidade de Ushuaia também é conhecida por sua história como uma antiga colônia penal, quando prisioneiros eram enviados para lá para trabalhar em condições extremamente duras no final do século XIX e início do século XX. Hoje em dia, as antigas instalações prisionais foram convertidas em museus e atrações turísticas, permitindo que os visitantes aprendam mais sobre a história da cidade.

Trata-se de um importante centro de turismo na Argentina e é frequentemente visitada por viajantes de todo o mundo que desejam explorar a beleza e a história da região mais austral do planeta.

Mas, o que fazer exatamente em Ushuaia? E quanto tempo ficar na cidade?

Passeios e Excursões em Ushuaia

Há uma infinidade de diferentes passeios e excursões que se podem realizar em Ushuaia, geralmente usando os serviços de agências de turismo, e alguns podem ser feitos por conta própria.

Alguns dos passeios mais populares incluem:

  • Passeio de Barco pelo Canal do Beagle: O passeio de barco pelo Canal do Beagle é uma das atividades mais populares em Ushuaia. Durante o passeio, os visitantes têm a oportunidade de admirar a costa acidentada, ilhas habitadas por uma grande variedade de aves marinhas e a famosa Ilha dos Lobos, onde é possível observar leões-marinhos em seu habitat natural, além do famoso Farol Les Eclaireurs. Dependendo da empresa contratada para o passeio, a navegação pode levar até a pinguineira (não necessariamente com desembarque).
  • Pinguineira: A pinguineira é uma atração imperdível em Ushuaia, especialmente para os amantes da vida selvagem. Nesse passeio, os visitantes têm a oportunidade de chegar perto de colônias de pinguins, como o Pinguinera Seno Martínez. É uma experiência única poder observar essas adoráveis criaturas em seu ambiente natural. Algumas empresas inclusive organizam expedições que incluem desembarque na ilha e caminhada por entre os pinguins.
  • Parque Nacional Tierra del Fuego: Localizado a poucos quilômetros de Ushuaia, o Parque Nacional Tierra del Fuego oferece uma grande variedade de trilhas e paisagens deslumbrantes. Os visitantes podem explorar a flora e fauna típicas da região, caminhar pelas margens do Lago Acigami, apreciar as incríveis vistas do fim do mundo (incluindo o final da Ruta 3) e até mesmo percorrer a famosa trilha que leva ao Correio do Fim do Mundo.
  • Laguna Esmeralda: A Laguna Esmeralda é um verdadeiro paraíso escondido nas montanhas da Terra do Fogo. A trilha até a laguna é moderadamente desafiadora, mas recompensadora. Durante o percurso, os visitantes passam por florestas, riachos e paisagens deslumbrantes até chegarem à bela lagoa de cor esmeralda, cercada por montanhas imponentes.
  • Lago Fagnano: O Lago Fagnano é o maior lago da Terra do Fogo e oferece vistas espetaculares. É possível fazer passeios de caiaque ou de barco pelo lago, explorando suas margens e apreciando a tranquilidade do ambiente. Alguns dos passeios incluem travessia dos Andes em veículos 4×4 e o avistamento de castoreiras (diques construídos por castores) ao longo do caminho.

    Localização do Lago Fagnano em relação a Ushuaia e ao Canal do Beagle
    Localização do Lago Fagnano em relação a Ushuaia e ao Canal do Beagle
  • Tren del Fin del Mundo: O Tren del Fin del Mundo é um trem histórico que leva os visitantes em uma viagem pelo passado da região. Durante o percurso, dentro do Parque Nacional Tierra del Fuego, é possível apreciar paisagens deslumbrantes, cruzar pontes de madeira e aprender sobre a história dos presídios da região.
  • Glaciar Martial: Localizado próximo à cidade, o Glaciar Martial oferece uma vista panorâmica incrível de Ushuaia. Os visitantes podem fazer uma caminhada até o glaciar, apreciando as paisagens montanhosas e a beleza natural da região. Trata-se de um passeio que pode ser feito por conta própria, bastando para isso tomar um táxi do centro da cidade até a base do Glaciar.
  • Glaciar Vincigüerra: Esse glaciar, embora menos conhecido, oferece uma experiência única. A caminhada até o glaciar é desafiadora, mas recompensadora. A beleza das geleiras e a tranquilidade do local tornam o passeio inesquecível.
  • Museu do Presídio: O Museu do Presídio, localizado no antigo presídio de Ushuaia, é uma oportunidade de conhecer a história da região e sua antiga prisão. O museu abriga exposições que retratam a vida dos prisioneiros e a colonização da Terra do Fogo.

Além desses, MIMIMIM

Compras

Com o câmbio altamente favorável para os brasileiros, fazer compras mimimimmmi

Bares e Restaurantes em Ushuaia

A cidade oferece uma boa variedade de bares e restaurantes que combinam a rica culinária local com influências internacionais.

Os bares em Ushuaia são lugares bastante acolhedores onde os visitantes podem desfrutar de uma ampla seleção de bebidas, desde vinhos argentinos premiados até coquetéis artesanais exclusivos. Muitos bares também oferecem vistas deslumbrantes para o Canal Beagle e as montanhas circundantes, proporcionando um cenário perfeito para relaxar e apreciar a paisagem patagônica. Um dos bares que mais recomendo é a Gintonería Jeremy Button que, como o próprio nome diz, é um bar/restaurante especializado em gin, com mais de 50 variedades disponíveis, além de coquetéis autorais caprichados e exóticos – e com vista direta para o Canal do Beagle.

Já os restaurantes em Ushuaia são possuem um oferta gastronômica bastante diversificada, que destaca os sabores locais e os frutos do mar frescos da região. É possível saborear pratos tradicionais da Patagônia, como o cordeiro patagônico (assado lentamente no espeto) e a centolla (caranguejo gigante), bem como opções da culinária internacional. Alguns restaurantes oferecem experiências gastronômicas especiais, como jantares temáticos e degustações de vinhos.

Realmente recomendo a centolla, além da rara merluza negra (caso você goste de peixes e frutos do mar). E claro, não podem faltar os tradicionais pratos argentinos como bife de chorizo, empanadas, medialunas e pizzas (não tão comuns por lá, na verdade).

Grande parte dos bares, restaurantes e lanchonetes se localiza nas Av. San Martín e na Av. Maipú, mas muitos se encontram espalhados pela cidade. Há também uma unidade do hard Rock café por lá.

Quanto tempo ficar em Ushuaia?

Quando fui pela primeira vez à cidade, pesquisei na Internet a respeito de quanto tempo seria o ideal para ficar por lá. Alguns sites indicavam três dias, outros quatro, não muito mais do que isso. A cidade é bem pequena e isolada no sul do continente.

Porém, após chegar lá, acabei me dando conta de que há sim muita coisa interessante para fazer, e 3 ou 4 dias não são suficientes para tudo. Um casal que conheci em um dos passeios me disse que estavam se hospedando por uma semana, e tinham conseguido preencher todos os dias com atividades turísticas.

Eu fiquei por cinco dias, e achei pouco. Acabei deixando de conhecer alguns lugares interessantes (como o glaciar Vincigüerra) por pura falta de tempo. Então, realmente recomendo uma semana por lá para aproveitar ao máximo o que a cidade e seus arredores oferecem.

Galeria de Fotos

Vista de Ushuaia a partir da Baía Encerrada
Vista de Ushuaia a partir da Baía Encerrada
Correio do Fim do Mundo no Parque nacional Tierra del Fuego, em Ushuaia
Correio do Fim do Mundo no Parque nacional Tierra del Fuego, em Ushuaia
Farol Les Éclaireurs, no Canal do Beagle
Farol Les Éclaireurs, no Canal do Beagle
Glaciar Martial em Ushuaia
Glaciar Martial em Ushuaia
Lago Acigami no Parque nacional Tierra del Fuego
Lago Acigami no Parque nacional Tierra del Fuego
Lago Fagnano, um dos mais belos passeios da região
Lago Fagnano, um dos mais belos passeios da região
Corredores no Museu do Presídio, em Ushuaia
Corredores no Museu do Presídio, em Ushuaia
Paso Garibaldi, na travessia dos Andes
Paso Garibaldi, na travessia dos Andes
A famosa placa de Ushuaia "Fin del Mundo"
A famosa placa de Ushuaia “Fin del Mundo”
Tren del Fin del Mundo, um dos passeios mais populares da cidade.
Tren del Fin del Mundo, um dos passeios mais populares da cidade.

Conclusão

Vale a pena visitar Ushuaia? Com certeza!

A cidade oferece uma experiência única e incrível para todos os gostos, mas principalmente para aqueles que gostam do contato com a Natureza e também para os que apreciam uma culinária sofisticada e exótica.

Recomendo combinar a viagem com alguns outros destinos na região patagônica, como por exemplo El Calafate. Voos do Brasil partem para Ushuaia diariamente, com escala em Buenos Aires, sendo uma viagem absolutamente tranquila e de custo (ainda) baixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.