Visita ao Museu de Ciências de La Plata

Museu de Ciências Naturais de La Plata

Fachada do Museu de Ciências Naturais de La Plata
Entrada do Museu de Ciências Naturais de La Plata

Viagem de férias, para mim, é sinônimo de descanso mas também de aprendizado. Isso inclui visita a lugares históricos, passeios pela Natureza e, claro, museus – principalmente de ciências.

Desta vez, retornando à cidade de Buenos Aires, resolvi realizar uma visita ao Museo de La Plata, local incrível que eu não conseguira visitar da última vez que estive por lá.

Em uma manhã de céu encoberto tomei o metrô em uma estação próximo ao Obelisco, desci na estação terminal Constitución, e lá tomei o trem com destino à cidade de La Plata, situada a pouco menos de 60 km de Buenos Aires. A viagem em si dura mais de uma hora, mas a estação final fica a apenas 10 minutos a pé do museu, muito fácil de ir e chegar.

Réplica de um Fóssil de Dinossauro Diplodocus em La Plata
Réplica de um Fóssil de Dinossauro Diplodocus

O Museu de La Plata

Inaugurado em 1888, trata-se de um museu de História Natural (ou seja, de Ciências Naturais) localizado na cidade de La Plata, na Argentina, próximo a Buenos Aires. Faz parte da Universidade Nacional de La Plata.

O museu em si possui dois andares de exposições: no andar inferior está a coleção de minerais e fósseis, além de um salão de osteologia comparativa (esqueletos de inúmeros animais), e uma ala com exposição de fauna oceânica, como ossos de baleias, leões-marinhos e outros.

Meteorito Kapper, encontrado por Francisco Moreno em 1896, pesando 114 kg.
Meteorito Kapper, encontrado por Francisco Moreno em 1896, pesando 114 kg.

No andar superior está a exposição arqueológica e etnográfica, com inúmeras peças originárias de povos pré-colombianos (como cerâmica do império Inca) e indígenas (majoritariamente oriundos da Argentina e do Peru), além de uma sala contendo itens egípcios – o que inclui diversos blocos com inscrições hieroglíficas e duas múmias em seus sarcófagos – aparentemente o museu possui três múmias egípcias, mas apenas duas estavam em exposição no dia em que o visitei.

Fósseis de Glyptodonte, mamíferos pré-históricos gigantes.
Fósseis de Glyptodonte, mamíferos pré-históricos gigantes.

Seu acervo é impressionante: são 3 milhões de itens, entre minerais, fósseis, itens botânicos, peças arqueológicas e outras (apenas uma parte à mostra, obviamente), mais uma biblioteca com cerca de 58.000 volumes. É considerado um dos melhores museus do gênero do mundo.

O ponto alto do museu é realmente sua coleção de fósseis, encontrados principalmente em território argentino, como nos Pampas e na Patagônia. Incluem-se fósseis de mamíferos (como o Gliptodonte e Megatherium), dinossauros, trilobitas, amonitas e plantas, entre muitos outros.

Sarcófago com Múmia Egípcia.
Sarcófago com Múmia Egípcia.

O local também conta com uma pequena lanchonete e uma lojinha de souvenires. Vale a pena totalmente uma visita a este museu, que é incomparável na América Latina.

Ossos de uma Baleia Azul. Gigantesca!
Ossos de uma Baleia Azul. Gigantesca!

Informações Gerais

  • Website: https://www.museo.fcnym.unlp.edu.ar/
  • Horários de visitação: de Segunda a Sexta, das 14:00 às 18:00; Sábados, Domingos e Feriados, das 10:00 às 18:00.
  • Endereço: Paseo del Bosque s/nº – La Plata
  • Como chegar: Pode-se ir de ônibus, de trem ou de carro. Maiores informações sobre trajetos no website no museu.
  • Valor da entrada: Comprando no local (boletería / guichê), 500 pesos argentinos (cerca de R$ 8,60, cotação de 27/10/22). Pagamento com cartão de crédito – não é aceito dinheiro em espécie no museu.
Amostra do mineral Malaquita - Carbonato de Cobre, de fórmula Cu2CO3(OH)2
Amostra do mineral Malaquita – Carbonato de Cobre, de fórmula Cu2CO3(OH)2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.