7 Curiosidades sobre os Gatos Pretos

7 Curiosidades sobre os Gatos Pretos

Em casa tínhamos duas gatas, uma de pelo cinza e uma malhada, já com mais de 5 anos. De repente, minha esposa colocou na cabeça a ideia de que queria mais um gato, e acabou por me convencer a adotar mais um felino.

Após procurar por um tempo, encontramos uma gatinha para adoção, em uma rede social. Uma gata preta. Adorei na hora que vi as fotos, e um mês depois (vacinas, exames, castração, etc.) a trouxemos para casa.

Logo percebemos que ela era um pouco diferente – mais sapeca, bagunceira (bom, todo filhote é…), arteira acima da média. E então me interessei em saber mais sobre os gatos pretos.

Muito coisa aprendi lendo e pesquisando desde que ela chegou (já fazem 6 meses!), e neste artigo quero compartilhar algumas curiosidades muito fascinantes sobre os gatos pretos, felinos realmente misteriosos.

A Nenê, um pouco depois de chegar em nossas vidas.
A Nenê, um pouco depois de chegar em nossas vidas.

Vamos às curiosidades!

1 – Superstições

Os gatos pretos são frequentemente associados à superstição, mitologia, bruxas e ao Halloween. Nos tempos medievais, os gatos pretos eram frequentemente considerados parentes das bruxas e, como tal, acreditavam-se que tinham poderes mágicos e traziam má sorte. Cruzar com um gato preto é sinal de azar, diz a sabedoria popular.

Hoje, os gatos pretos ainda são frequentemente associados ao sobrenatural, nem sempre com um final muito feliz para os felinos.

Ainda assim, o folclore e a mitologia em torno dos gatos pretos cativam as pessoas há séculos, tornando-os uma das criaturas mais intrigantes do mundo.

2 – A Sorte

Em algumas culturas, os gatos pretos são considerados afortunados. Na Grã-Bretanha e no Japão, por exemplo, diz-se que os gatos pretos trazem boa sorte a quem os encontra. Essa crença contrasta fortemente com as superstições de outras culturas (vide anterior), onde os gatos pretos são vistos como um prenúncio de má sorte e maldade.

A dualidade de sua reputação como símbolo de boa e má sorte é intrigante e contribui mais ainda para a mística desses incríveis felinos.

3 – É preto mas não é preto

Gatos pretos nem sempre são pretos. É isso mesmo que você leu!!! Embora os gatos pretos sejam frequentemente referidos como tal por causa de seu distintivo pelo de cor preta, eles podem existir em uma variedade de cores e padrões. Alguns gatos pretos têm manchas brancas ou laranja, enquanto outros têm listras ou outros padrões quaisquer.

Um “tipo” de gato preo que não é visto como preto são os famosos “frajolas”, que mesclam pelagem de cores branca e preta pelo corpo, como o gato do desenho animado.

Gatos pretos em um jardim de flores coloridas

4 – Pelagem e calor

Os gatos pretos têm uma pelagem única que os ajuda a regular a temperatura corporal. O pelo preto de um gato absorve mais calor do que pelo de outras cores, o que ajuda a manter o animal aquecido em temperaturas mais frias. Além disso, o pelo dos gatos pretos também reflete menos luz do que outras cores, tornando-os menos visíveis aos predadores.

Todos que já pegaram um gato preto no colo sabem como eles são quentes!

5 – Sete vidas bem vividas

Os gatos pretos costumam ter uma vida mais longa do que os gatos de outras cores. Estudos mostraram que os gatos pretos tendem a viver mais do que os gatos de outras cores, com alguns gatos pretos vivendo até os vinte anos ou um pouco mais. Acredita-se que isso se deva às propriedades protetoras de seu pelo, o que os ajuda a evitar ferimentos e doenças que podem encurtar a vida de um gato.

6 – Olhos coloridos

Gatos pretos podem ter cores de olhos diferentes. Embora os gatos pretos sejam conhecidos por seu distintivo pelo preto, eles também são conhecidos por ter uma variedade de cores de olhos, incluindo verde, azul, amarelo (que é bem comum) e há até gatos com heterocromia (dois olhos de cores diferentes, estilo David Bowie).

Esta variedade na cor dos olhos deve-se a uma combinação de genética e melanina, e contribui para a singularidade e individualidade de cada gato preto.

Gatos pretos dançando na sala de estar, alegremente

7 – Nerdice

Finalmente, uma curiosidade para nerds: os gatos pretos têm um gene único que causa a cor da pelagem. Os gatos pretos obtêm seu pelo preto distinto a partir de um gene chamado gene do receptor de melanocortina 1 (MC1R). Esse gene produz uma proteína que controla a produção da melanina, o pigmento responsável pela cor da pelagem (e de nossa pele também).

Na verdade, esse gene é tão importante para o desenvolvimento do pelo preto que também é responsável pela cor de outros animais pretos, como cães, cavalos e gado em geral.

Conclusão

Para mim, os gatos pretos não são apenas misteriosos e fascinantes, mas também têm muitas qualidades únicas e interessantes que os distinguem de outros gatos. Independente de se você acredita em seus poderes sobrenaturais ou simplesmente admira seu elegante pelo escuro, certamente esses felinos fascinantes cativam os corações dos amantes de gatos em todos os lugares do mundo. Ou quase todos.

Em última análise, o mais interessante sobre os gatos pretos é a combinação de sua aparência única, história fascinante e personalidade cativante, que os tornam uma criatura amada e misteriosa no mundo dos gatos.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.