Nova Insulina Ultrarrápida e Estável Desenvolvida

Nova Insulina Ultrarrápida e Estável Desenvolvida

Uma boa notícia para diabéticos dependentes de insulina:  pesquisadores na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo um novo tipo de insulina de ação ultrarrápida, que tem efeito quase imediato após a injeção, com a possibilidade de agir até quatro vezes mais rápido que as insulinas comerciais de ação rápida. Foram realizados testes em porcos, que mostraram que essa nova formulação pode melhorar a qualidade de vida de pacientes diabéticos, pois devido à sua ação extremamente rápida, será mais fácil gerenciar os níveis de glicose no sangue na hora das refeições.

As insulinas rápidas usadas atualmente podem demorar de 60 a 90 minutos para atingir seu pico de ação, muito mais do que a insulina produzida naturalmente pelo pâncreas, que atinge concentração de pico em até 30 minutos, aproximadamente.

As fórmulas atuais de insulina possuem uma mistura de três formas, tecnicamente chamadas de monômeros, dímeros e hexâmeros. De acordo com os cientistas, os monômeros são os mais úteis no corpo, pois age rapidamente após serem administrados, porém esse tipo de insulina é muito instável para uso na prática. Ao serem armazenados em frascos, os monômeros se aglutinam na superfície do líquido, se tornando inativos. Já os hexâmeros são mais estáveis, mas demoram mais tempo para agir no corpo porque primeiramente eles precisam ser quebrados em monômeros para se tornarem ativos. Os monômeros são rapidamente absorvidos na corrente sanguínea após a injeção, ao passo que os dímeros e hexâmeros são absorvidos mais lentamente, por conta do tamanho de suas moléculas, e precisam se dissociar em monômeros para funcionar, de acordo com os pesquisadores.

Como esse problema foi resolvido?

Os pesquisadores encontraram um material polímero com as propriedades necessárias para evitar a aglomeração das moléculas de insulina monômeras, o que não foi uma tarefa fácil – mais de 1500 substâncias foram criadas e testadas individualmente em Stanford, para identificar quais polímeros exibiam as propriedades desejadas. Um deles foi capaz de estabilizar as moléculas monômeras de insulina por mais de 24 horas em condições de estresse. As insulinas de ação rápida comerciais ficam estáveis por no máximo 10 horas quando submetidas às mesmas condições de testes de estresse. A insulina monomérica, por si só, se agrega em no máximo 2 horas, para comparação, sendo totalmente inviável o seu armazenamento atualmente.

Ao testar essa nova insulina de absorção ultrarrápida, batizada de UFAL (Ultrafast-Absorbing Insulin Lispro), em porcos diabéticos, os pesquisadores descobriram que ela atinge 90% de seu pico de atividade em meros cinco minutos após a administração. As insulinas comerciais atuais de ação rápida começam a exibir sinais de ação em no mínimo 10 minutos, para comparação, e atingem seu pico em cerca de 25 minutos.

De acordo com os cientistas, esses resultados sugerem que essa formulação da UFAL imita de forma muito próxima o modo de ação da insulina endógena (secretada pelo pâncreas em pessoas saudáveis)
Assim, esse tipo de insulina poderia melhorar consideravelmente o gerenciamento de diabetes e facilitar a administração no horário das refeições.

Quando poderemos usar essa insulina?

Bem, isso ainda deve demorar um pouco. Os pesquisadores planejam enviar sua formulação para testes e aprovação do FDA (Food and Drug Administration), agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, para que sejam realizados testes clínicos, apesar de não haver testes planejados ainda. O processo de aprovação de novas drogas no FDA pode levar cerca de seis meses, aproximadamente, mas no momento atual de pandemia por Covid-2 esse tempo pode ser alterado para mais.

Referências

J.L. Mann et al. An ultrafast insulin formulation enabled by high-throughput screening of engineered polymeric excipients. Periódico Science Translational Medicine, Edição de 01 de Julho de 2020. Publicada pela AAAS. Stanford University.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.