Nova classe de partículas descoberta no CERN

Nova classe de partículas descoberta no CERN

Uma nova classe de partículas foi descoberta pelo LHC, Large Hadron Collider, no CERN (Organização Européia para Pesquisa Nuclear). O anúncio foi realizado por cientistas no dia 14/07 em um artigo no periódico Physical Review Letters.

A nova classe de partículas subatômicas é chamada de pentaquark, um tipo de partícula que consiste em quatro quarks e um antiquark unidos. A existência do pentaquark tem sido teorizada há anos (como aconteceu com o Bóson de Higgs), mas só agora os cientistas conseguiram encontrá-lo em definitivo.

Large Hadron Collider no CERN
Large Hadron Collider no CERN

Os quarks são partículas elementares que existem em seis variações, chamadas de “flavors” (“sabores”), de nomes up, down, top, bottom, strange e charm. Esses quarks se combinam de formas variadas para formar diversas partículas compostas, compo por exemplo os conhecidos nêutron e próton, compostos cada um de três quarks.

A descoberta do pentaquark foi realizada observando o decaimento de um tipo de partículas subatômicas denominada Bárion Lambda B. Os dados da pesquisa foram coletados entre 2009 e 2012, e muitos cientistas ficaram cautelosos quanto aos resultados pois alguns experimentos anteriores haviam sido invalidados.

De acordo com Guy Wilkinson, porta-voz do LHCb, “O pentaquark não é apenas uma nova partícula qualquer. Ele representa uma nova forma de agregar quarks, em um modelo que nunca foi observado antes, em mais de 50 anos de buscas experimentais. Estudar suas propriedades poderá nos permitir compreender melhor como a matéria comum, os prótons e os nêutrons dos quais somos feitos, é constituída”.

Fonte: CERN Press Office

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.