New Horizons envia imagens de Styx, a menor lua de Plutão

A nave New Horizons envia imagens de Styx, a menor lua de Plutão

A nave espacial New Horizons enviou novas imagens de sua jornada aos confins do sistema solar, desta vez revelando o tamanho e a forma da menor das cinco luas de Plutão, chamada de Styx.

O satélite Styx foi descoberto em 2012 por meio do telescópio espacial Hubble, e as imagens enviadas pela New Horizons foram tiradas em 13 de julho último, um pouco antes da maior aproximação da sonda de Plutão, com o uso do dispositivo LORRI (Long Range Reconaissance Imager), a uma distância de aproximadamente 631 mil kilômetros da lua.

A esta distância, e dado o pequeno tamanho de Styx, mesmo o LORRI teve dificuldades em capturar detalhes da lua. De qualquer forma, a imagem composta que foi obtida é suficiente para mostrar o formato e o tamanho de Styx, que é uma lua alongada, com cerca de (apenas) 7 Km de ponta a ponta, e 5 Km em sua dimensão menor.

De acordo com dados mensurados de brilho e tamanho, acredita-se que a lua possua uma superfície altamente reflexiva, de gelo, similar à de duas outras luas de Plutão que foram analisadas, Nix e Hydra.

As cinco luas atualmente conhecidas do planeta-anão Plutão são Styx, Hydra, Kerberos, Nyx e Charon (Caronte).

Veja a foto composta de Styx abaixo, tirada pelo instrumento LORRI, juntamente com uma ilustração que mostra as posições de cada lua em relação a Plutão. Note que Styx é a segunda lua mais próxima do planeta anão, sendo que a lua Caronte está muito mais próxima:

Styx - Lua de Plutão. Créditos: NASA/JHUAPL/SwRI
Styx – Lua de Plutão.
Créditos: NASA/JHUAPL/SwRI

Na mitologia grega, Styx é o nome dado à deusa do rio de mesmo nome que leva ao submundo, Hades.

Alguns dados importantes:

  • Descoberta por: M. R. Showalter et al.
  • Data da descoberta: 26 de junho de 2012
  • Raio médio da órbita: 42.656 +- 78 Km
  • Magnitude aparente: 27 +- 0,3
  • Período orbital: 20,161 dias
  • Nomes alternativos: P5; S/2012

Fonte: NASA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.