Diamante de Hommel – Simbologia de Segurança Química

O que é o Diamante de Hommel

O Diamante de Hommel, também conhecido como Diagrama de Hommel, é um padrão mantido pela Associação de Proteção Nacional Contra o Fogo dos Estados Unidos (NFPA – National Fire Protection Association), sendo definido como padrão NFPA 704 – Sistema padrão para a identificação dos perigos de materiais para resposta a emergências.

Define o quadrado de segurança, ou diamante de fogo, usado para identificar de forma rápida e simplificada os riscos oferecidos por materiais perigosos. Com isso, é possível determinar se equipamentos de proteção específicos devem ser empregados no manuseio desses materiais, e quais procedimentos e precauções devem ser tomados em uma emergência.

O diamante é uma figura dividida em quatro partes coloridas, cada uma indicando uma categoria de risco, com números ou outros símbolos escritos em cada parte para indicar de forma mais específica o risco.

Diamante de Hommel
Diamante de Hommel em Química – Segurança

O diamante de Hommel apresenta os riscos inerentes a uma substância, mas não indica a substância em si – não traz informações sobre o nome do material considerado.

É comum encontrarmos o diamante de Hommel em veículos que transportam produtos químicos, contêineres de armazenamento, barris, e muitos outros locais.

As cores empregadas e seus respectivos riscos são as seguintes:

Vermelho: Inflamabilidade
Código Significado Explicação Exemplos
0 Materiais que não queimam Materiais não pegam fogo em condições normais, não queimando no ar quando expostos a uma temperatura de 820 °C, por um período de 5 minutos. Inclui materiais não-combustíveis. Concreto, areia, tetracloreto de carbono (CCl4)
1 Materiais que precisam de aquecimento para entrarem ignição Materiais que requerem considerável pré-aquecimento, nas condições de temperatura ambiente, antes que a ignição e a combustão possam ocorrer.
Inclui alguns sólidos suspensos finamente divididos que não requerem aquecimento antes que a ignição ocorra. Ponto de fulgor igual ou superior a 93,3 °C.
Amônia (NH3), óleo mineral
2 Entram em ignição se aquecidos moderadamente Deve ser moderadamente aquecido ou exposto a uma temperatura ambiente relativamente alta antes que a ignição ocorra. Ponto de fulgor entre 37,8 e 93,3 °C. Óleo Diesel, papel, enxofre
3 Entram em ignição em temperatura ambiente Líquidos e sólidos (também sólidos em suspensão finamente divididos) que podem ser inflamados em quase todas as condições de temperatura ambiente. Líquidos com ponto de fulgor abaixo de 22,8 °C e ponto de ebulição igual ou superior a 37,8 °C ou com ponto de fulgor entre 22,8 e 37,8 °C. Acetona, gasolina
4 Gases e líquidos inflamáveis e materiais pirofóricos. Materiais que se vaporizam rápida ou completamente na pressão atmosférica e temperatura normais, ou são facilmente dispersos no ar, queimando prontamente. Inclui substâncias pirofóricas. Ponto de fulgor abaixo da temperatura ambiente a 22,8 °C. Acetileno, Hidrogênio, Propano

 

Azul: Risco para a Saúde
Código Significado Explicação Exemplos
0 Material não perigoso ou de mínimo risco Não representa nenhum perigo para a saúde, não é necessária nenhuma precaução, e não oferece nenhum perigo além do que oferecem materiais combustíveis comuns. Madeira, papel
1 Material levemente perigoso Exposição ao material pode causar irritação com algumas pequenas lesões residuais Acetona, Bromato de Sódio (NaBrO3), Cloreto de Potássio (KCl)
2 Material moderadamente perigoso A exposição ao material de forma intensa ou contínua, mas não crônica, pode causar incapacitação temporária ou ainda possível lesão residual Clorofórmio, Éter dietílico, dióxido de carbono (CO2), fosfato de amônia, iodo (I2)
3 Material severamente perigoso Uma curta exposição ao material pode causar graves lesões residuais temporárias ou moderadas Ácido Sulfúrico (H2SO4), Cloreto de Zinco (ZnCl2), Hidrogênio líquido, Hipoclorito de cálcio (Ca(OCl)2), Monóxido de carbono (CO)
4 Substância letal Mesmo uma exposição muito curta ao material pode levar à morte ou causar lesão residual importante Ácido Fluorídrico (HF), Cianeto de Hidrogênio (HCN), Diborano (B2H6), Fosgênio (COCl2), Isocianato de metila (C2H3NO)

 

Amarelo: Reatividade
Código Significado Explicação Exemplos
0 Normalmente estável Material normalmente estável, mesmo sob condições de exposição ao fogo, e não reage com a água Gás Hélio (He), Nitrogênio (N2)
1 Estável, mas pode se tornar instável se aquecido Material normalmente estável, porém pode se tornar instável em temperaturas e pressões elevadas Propano (C3H6)
2 Reage violentamente se exposto a temperaturas ou pressões elevadas Sofre violentas mudanças químicas em temperaturas e pressões elevadas, reage violentamente com a água ou ainda pode formar misturas explosivas com água Fósforo Branco, Potássio, Sódio
3 Detona ou se decompõe com explosão se exposto a fonte de energia forte Substância capaz de detonar ou se decompor de forma explosiva, mas requer uma fonte de energia forte para iniciar reação, deve ser aquecido sob confinamento antes de iniciar a reação, reage explosivamente com água ou ainda é detonado se sofrer choque severo Césio (Cs), Diborano (B2H6), Nitrato de Amônia (NH4NO3), Peróxido de Hidrogênio (H2O2)
4 Detona ou se decompõe com explosão em temperatura  ambiente Material facilmente capaz de detonar ou se decompor de forma explosiva, mesmo em temperaturas e pressões normais Dióxido de cloro (ClO2), Heptóxido de Manganês (Mn2O7), Nitroglicerina (C3H5N3O9), Triiodeto de Nitrogênio (NI3),

 

Branco: Riscos específicos
Código Significado Explicação Exemplos
OX Oxidante forte Substância oxidante, permite que produtos químicos queimem mesmo sem receber suprimento de ar Nitrato de amônia (NH4NO3), Perclorato de potássio (KClO4), Peróxido de hidrogênio (H2O2)
SA Asfixiante Gás asfixiante simples. Também usado para sistemas de retirada de vapor de dióxido de carbono liquefeito e onde grandes quantidades de gelo seco são empregadas em áreas confinadas Nitrogênio, Gases Nobres (Hélio, neônio, argônio, criptônio, xenônio)
W Reage com água Material reage com a água de maneira incomum ou perigosa Ácido sulfúrico, Césio, Diborano, Sódio
Os códigos a seguir não fazem parte do padrão NFPA 704, mas costumam ser usados de maneira não-oficial:
COR Corrosivo Materiais corrosivos de todo tipo Ácido sulfúrico, Hidróxido de potássio
ACID Ácido forte Ácidos altamente corrosivos Ácido fluoroantimônico (SbHF6)
ALK Alcalino forte Substâncias alcalinas altamente corrosivas Hidróxido de Sódio (NaOH)
BIO
Biohazard symbol.svg
Risco biológico Materiais contaminados com ameaças biológicas, incluindo bactérias, vírus, príons, fungos, e outros Vírus e bactérias em geral
POI Venenoso Materiais altamente tóxicos para seres vivos Abrina, Estricnina, Ricina
RA
RAD
Radiation warning symbol2.svg
Radioativo Substâncias que emitem radiação, como raios alfa, beta ou gama Césio-137, Cobalto-60, Plutônio, Tecnécio-99
CRY
CRYO
Criogênico Material resfriado a temperaturas muito baixas, que podem ocasionar queimadoras de frio. Nitrogênio líquido

Exemplos

Vejamos alguns exemplos de substâncias químicas com seus riscos representados por um diagrama de Hommel:

Diamante de Hommel: Cloro (Cl)

(Número CAS 7782-50-5)

Diamante de Hommel do Cloro

 

  • Inflamabilidade: 0 – Não é inflamável
  • Risco à saúde: 4 – Pode ser letal
  • Reatividade: 0 – Normalmente estável
  • Riscos Especiais: OX – Agente oxidante

Diamante de Hommel: Acetona (C3H6O)

(Número CAS 67-64-1)

  • Inflamabilidade: 3 – Inflamável em temperatura ambiente
  • Risco à saúde: 1 – Levemente perigoso
  • Reatividade: 0 – Normalmente estável
  • Riscos Especiais: Nenhum risco especial

Diamante de Hommel: Fosfeto de alumínio (AlP)

(Número CAS: 20859-73-8)

Perigos do fosfeto de alumínio

 

  • Inflamabilidade: 1 – Entra em ignição se aquecido
  • Risco à saúde: 4 – Substância mortal
  • Reatividade: 2 – Reage violentamente em temperaturas e pressões mais altas
  • Riscos Especiais: Reage com a água

O fosfeto de alumínio é uma substância muito tóxica e letal, que libera um gás altamente venenoso de nome fosfina ao entrar em contato com água.

Resumo

Podemos resumir as informações mostradas em um diagrama de Hommel da seguinte forma:

  • Azul: Perigo à saúde
    • 4 – Mortal
    • 3 – Extremamente perigoso
    • 2 – Perigoso
    • 1 – Um pouco perigoso
    • 0 – Material sem perigo
  • Vermelho: Perigo de inflamabilidade
    • 4 – Material com ponto de fulgor abaixo de 22,8 °C
    • 3 – Material com ponto de fulgor abaixo de 37,8 °C
    • 2 – Material com ponto de fulgor abaixo de 93,3 °C
    • 1 – Material com ponto de fulgor acima de 93,3 °C
    • 0 – Não é combustível
  • Amarelo: Reatividade
    • 4 – Detona em temperatura ambiente
    • 3 – Choque e calor podem detonar
    • 2 – Reação química violenta
    • 1 – Instável quando aquecido
    • 0 – Estável
  • Branco: Perigo Especial
    • ACID – Ácido
    • ALK – Alcalino forte
    • COR – Corrosivo
    • OXY – Oxidante
    • ☢ – Radioativo
    • W – Não usar água
    • (e outros)

Conclusão

O diagrama de Hommel é uma das formas que usamos para indicar os riscos associados a produtos químicos, e que pode ser de muita valia para guiar o modo como vamos manipular e estocar esses materiais, e também a forma como agiremos caso ocorra um acidente.

Outras formas de simbologia de segurança para química existem, com outros códigos, símbolos e figuras, e vamos abordá-las nos próximos artigos.

Perguntas e Repostas

Para que serve o Diamante de Hommel?

Um diamante de Hommel é empregado para indicar os perigos associados a um produto químico, com informações sobre inflamabilidade, riscos à saúde, reatividade e outros riscos especiais, em uma escala de periculosidade com 5 níveis (de 0 a 4).

Quais as cores do diamante de Hommel?

As cores do diamante de Hommel são Vermelho, Azul, Amarelo e Branco

O que significa o símbolo W no diamante de Hommel?

Significa que o material em questão reage com a água (“water”), normalmente de forma violenta.

O que significa a cor branca no diamante de Hommel?

A cor branca no diagrama de Hommel simboliza perigos especiais, como produtos ácidos, materiais radioativos, oxidantes, riscos biológicos, materiais alcalinos fortes, venenosos, corrosivos ou criogênicos.

Veja também: 7 regras de segurança para trabalho em laboratórios químicos

2 thoughts on “Diamante de Hommel – Simbologia de Segurança Química

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.