7 Regras de Segurança em Laboratório Químico

7 Regras de Segurança em Laboratório Químico

Muitos perigos existem em um laboratório de química. Basta pensarmos que se trata de um local cheio de utensílios de vidro, equipamentos que geram altas temperaturas, radiação, fogo, e, claro, produtos químicos, muitas vezes altamente tóxicos e/ou corrosivos.

Por conta disso muitos acidentes podem ocorrer em um laboratório, às vezes causando ferimentos que podem ser graves. Porém, é possível prevenir muitos desses acidentes (ou minimizá-los) seguindo algumas regras e recomendações de segurança simples.

Alguns dos acidentes mais comuns que acontecem em laboratórios de química incluem:

  • Lesões nos olhos por produtos químicos
  • Cortes na pele provocados por vidraria quebrada
  • Irritação na pele ou mesmo queimaduras químicas
  • Queimaduras por calor, por conta de itens aquecidos ou chamas abertas
  • Envenenamento e intoxicação, de leve a severa
  • Acidentes com equipamentos elétricos
  • Ferimentos provocados por explosões
  • Exposição a radiações de vários tipos

quebrado

Vamos, neste artigo, trazer algumas dicas que visam minimizar a possibilidade de acidentes em trabalho de laboratório; será apenas uma pequena introdução ao assunto, que é vasto e merece uma série de artigos dedicados a cada ponto em particular.

Fatores de Risco

Alguns fatores aumentam de forma significativa o risco da ocorrência de acidentes em laboratórios. entre eles podemos citar:

  • Falta de atenção
  • Desconhecimento dos riscos potenciais
  • Pressa e imprudência ao realizar tarefas
  • Desorganização e falta de limpeza
  • Não cumprir as regras de segurança adequadas

O inverso desses fatores diminui a probabilidade de acidentes, e veremos logo à frente algumas regras importantes que devem ser conhecidas e cumpridas.

Como evitar acidentes no laboratório

A seguir listo algumas das mais importantes regras a seguir ao trabalhar em um laboratório químico, para garantir a segurança durante os procedimentos realizados pelo aluno ou profissional:

1. Conheça as regras de segurança do local

Provavelmente o laboratório possui regras de segurança determinadas, muitas vezes disponíveis de forma impressa, e é comum que rótulos e avisos tragam informações preciosas sobre riscos e como evitá-los. Procure conhecer essas regras antes de por os pés no laboratório.

Também é importante saber interpretar a sinalização de segurança, também presente em rótulos, etiquetas e avisos afixados em frascos, caixas, portas e paredes, entre outros, além de conhecer as simbologias de riscos para produtos químicos e entender os códigos de segurança, como os de um diamante de Hommel.

Diamante de Hommel - perigos químicos
Diamante de Hommel

2. Siga as instruções

Ao realizar qualquer tipo de experimento, é de extrema importância seguir à risca as instruções fornecidas, quer seja por um professor, supervisor ou mesmo contidas em um livro. As instruções devem ser compreendidas na íntegra antes de iniciar qualquer trabalho, e quaisquer dúvidas que surgirem devem ser sanadas antes de tenta realizar o experimento.

Se as instruções não forem seguidas à risca, é muito provável que o experimento falhe. Além disso, você coloca a si mesmo, a seus colegas e todo o laboratório em risco, pois dependendo do experimento realizado acidentes podem aconteces – às vezes graves.

3. Localize os equipamentos de segurança

No caso de algum problema ocorrer, é importante saber onde estão localizados itens de segurança presentes no laboratório, além é claro de saber como usar esses itens.
Além disso, é importante verificar e tempos em tempos a funcionalidade dos equipamentos, para que não ocorra uma surpresa desagradável caso eles venham a ser necessários em uma emergência.

Entre os equipamentos de segurança mais importantes destaco:

  • Lava-olhos
  • Extintores de incêndio
  • Kit de primeiros-socorros

4. Usar vestimentas e EPIs adequados ao trabalho

Um laboratório químico não é um shopping center – não é um local de passeio e diversão. Portanto, você deve se vestir adequadamente, evitando roupas casuais, principalmente roupas curtas e que deixam partes do corpo à mostra. As roupas são uma das melhores formas de proteção contra acidentes.

No mínimo, você deveria usar:

  • Calças compridas
  • Sapatos fechados e antiderrapantes (jamais use chinelos!)
  • Cabelos sempre presos
  • Jaleco de laboratório (avental)
  • Óculos de segurança
  • Protetor facial
  • Máscaras e respiradores
  • Luvas variadas (látex, nitrílica, PVC, neoprene, etc.)

E sempre deve haver kits de primeiros-socorros disponíveis e de fácil acesso no local. Um chuveiro de emergência também é altamente indicado, devendo estar locaizado a no máximo 10 m do local de trabalho.

Máscara de Gás
Máscara de Gás

E nunca se esquecer de usar óculos de proteção, luvas, e, em caso de experimentos que possam gerar gases tóxicos, máscaras de proteção anti-gases (não as máscaras de pano que usamos contra vírus como o Covid-19!!!)

Dependendo do experimento realizado outros tios de equipamentos de proteção podem ser necessários, como proteção para os ouvidos ou até mesmo contra radiação.

5. Comer e beber no laboratório – jamais!

Essa regra chega a ser óbvia – não devemos jamais comer nem beber nada em um ambiente onde experimentamos com produtos químicos que podem ser altamente tóxicos.
Além do grande risco de contaminação e intoxicação, você ainda pode arruinar o próprio experimento realizado, por exemplo se líquidos como refrigerantes, café ou sucos forem derramados na bancada de trabalho.

Já houve casos na história de cientistas que levaram bebida para o laboratório, e por acidente pegaram o recipiente errado na hora de beber, ingerindo líquido tóxico – e morrendo.

De forma similar, ao usar uma pipeta, jamais sugue o líquido com a boca – use pipetas com bulbo, estilo conta-gotas, para evitar a ingestão acidental de resíduos tóxicos que podem estar presentes na pipeta.

Óculos de Segurança

6. Não cheire ou prove produtos químicos

Outra regra ditada pelo bom senso: jamais prove ou tente cheirar um produto químico, pois ele pode ser altamente tóxico (ou estar contaminado) e causar graves intoxicações, podendo levar à morte.

Se você não sabe o que está armazenado em um frasco, realize testes químicos em vez de tentar descobrir usando seus sentidos. Para evitar que isso ocorra, sempre rotule os contêineres de produtos químicos de forma adequada.

Diversos produtos são extremamente tóxicos se inalados. Por exemplo, a inalação de vapores de ácido sulfúrico irrita as mucosas, provoca dificuldade para respirar, edema na laringe e pulmões e pode levar à perda dos sentidos.

Já a inalação de vapores de mercúrio (Hg) provoca problemas no Sistema Nervoso Central (SNC), que a médio / longo prazo causará perda de memória, hipertensão arterial e problemas mais graves, chegando a levar ao óbito.

7. Elimine resíduos de forma adequada

Quando um experimento termina, normalmente é necessário se livrar dos produtos químicos formados. Em alguns casos, os produtos podem simplesmente ser despejados na pia, sem causar nenhum tipo de problema.

Porém, também é comum que resíduos tóxicos tenham sido formados – e nesse caso, é necessário dispor de forma adequada dos produtos, para evitar problemas de contaminação do meio ambiente e acidentes com outras pessoas ou animais.

Além disso, após terminar o trabalho no laboratório, ele deve ser deixado limpo e organizado, pois outras pessoas provavelmente o irão utilizar posteriormente, e não saberão o que fazer com sua bagunça.

Simbologia de Riscos para Produtos Químicos
Simbologia de Riscos para Produtos Químicos

 

E se ocorrer um acidente no laboratório?

Por mais que tentemos evitar, acidentes podem ocorrer, e é de extrema importância saber como agir em caso de necessidade.

É importante que haja um plano ou protocolo a ser seguido em caso de acidente, e que todos conheçam os procedimentos a realizar. A primeira coisa a se fazer em caso de problemas é avisar um superior, como o supervisor ou o professor (em caso de laboratório escolar).

Jamais deixe passar qualquer acidente, por menor que seja – mesmo um simples corte no dedo ou um espirro de algum produto em seu braço deve ser comunicado e tratado rapidamente, para evitar consequências muito piores posteriormente.

One thought on “7 Regras de Segurança em Laboratório Químico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.