Tipos de Insulina
Quais os Tipos de Insulina que existem?
A insulina é um hormônio produzido no pâncreas que permite que a glicose presente no sangue seja utilizada pelas células do corpo, para a produção de energia. Porém, se você tem diabetes, seu pâncreas não consegue produzir insulina suficiente, ou simplesmente não produz nenhuma insulina, ou ainda seu corpo tem resistência à insulina, que não funciona como deveria. Desta forma, não é possível usar a glicose, que acaba se acumulando na corrente sanguínea, trazendo diversos problemas – alguns muito sérios.
Nem todo diabético necessita de insulina; quem tem diabetes tipo 2 provavelmente consegue se tratar com alguns comprimidos diariamente, além de uma alimentação saudável e a prátia regular de exercícios. Porém, se você tem diabetes tipo 1, assim como eu, ou tem diabetes tipo 2 em um estágio mais avançado, irá necessitar de injeções diárias de insulina para sobreviver – no meu caso, para o resto da vida.
Como cada corpo é diferente de outro, cada indivíduo terá necessidades insulínicas diferentes, e isso inclui não somente dosagem e horários de aplicação, mas também tipos diferentes de insulina. Como existem vários tipos de insulina disponíveis, pesquisei a respeito e compilei a tabela a seguir, que explica sucintamente quais tipos de insulina existem, suas características, além de exemplos de marcas comercializadas e facilmente encontráveis – desta forma, você pode conversar com seu médico sobre qual tratamento é mais adequado para seu caso, além de entender o porquê de usar um tipo de insulina e não outro.
Tipos de Insulina e suas Características
Tipo de Insulina | Características | Exemplos |
Insulina de Ação Ultra-Rápida |
|
|
Insulina de Ação Rápida |
|
|
Insulina de Ação Intermediária |
|
|
Insulina de Ação Prolongada |
|
|
Insulina Mista |
|
|
Dicas para tomar a insulina
A seguir algumas dicas de extrema importância a serem seguidas quando você for aplicar sua insulina.
- Recomenda-se aplicar a insulina no abdômen. Em alguns casos, é possível aplicar nas coxas, braços ou nas nádegas – mas converse com seu médico antes.
- Use uma agulha de comprimento adequado e confortável – seu médico o aconselhará sobre isso.
- Sempre use uma nova agulha cada vez que for aplicar insulina
- Sempre verifique se está aplicando o tipo correto de insulina, caso use tipos diferentes ao longo do dia
- Sempre bata levemente na seringa ou caneta após colocar a agulha, e ejete uma ou duas UI de insulina para remover o ar e iniciar o fluxo da insulina
- Ao aplicar, insira a agulha em um ângulo de 90° em relação ao local de aplicação no seu corpo (a não ser que seu médico aconselhe de forma diferente)
- Após injetar a insulina, espere cerca de 10 segundos antes de tirar a agulha da pele, para garantir que a dose completa seja absorvida
- Mude o local de injeção (rotacione) toda vez que for aplicar, para evitar que surjam protuberâncias ou caroços.
- Não se esqueça de descartar a agulha após a aplicação, de preferência em um contêiner que não seja perfurável e que seja opaco, como uma garrafa plástica de leite, por exemplo. Assim, você evita acidentes com quem vai manipular os descartes -além de impedir que alguém tente reaproveitar as agulhas, como viciados em drogas que possam revirar seu lixo.
- NUNCA use a insulina se estiver com o prazo de validade vencido, pois evidentemente ela não funcionará como deveria, colocando você em risco.
- NÃO use a insulina se ela não estiver com a aparência esperada, como turva para insulinas de ação intermediária ou transparente para insulinas de ação rápida.
- NÃO agite a insulina muito fortemente, para não danificar as moléculas do hormônio.
- NÃO injete através da roupa, pois isso pode impedir a aplicação da dose correta.
Como armazenar a insulina
É muito importante armazenar a insulina de maneira correta, caso contrário ela pode perder sua efetividade e estragar. Algumas dicas sobre o armazenamento da insulina incluem:
- Armazene a insulina ainda não aberta na geladeira, longe do freezer, em temperatura de 2 a 8 graus, e não permita que ela se congele.
- A insulina aberta, que está em uso, pode ser armazenada em temperatura ambiente (abaixo de 25° C), por até 28 dias. Ou você pode mantê-la na geladeira também.
- Porém, não deixe a insulina em locais onde ela pode se aquecer demais, como no carro ou em local onde bate sol.
- Depois de aberta, descarte a insulina após 28 dias, mesmo que não tenha terminado de usar todo o frasco / carga.
Referências
NDSS – National Diabetes Services Scheme. Insulin Fact Sheet. Acessível em www.ndss.com.au. 2020.
Pingback: O que é o Período de Lua-de-Mel no Diabetes Tipo 1 - Diário do Naturalista