O Efeito Somogyi no Diabetes

O Efeito Somogyi no Diabetes

Notei que há algumas semanas minha glicemia média diária tem ficado um pouco mais elevada que de costume. Não muito, mas perceptivelmente mais alta. Principalmente a glicemia de jejum, que meço assim que acordo, em torno das 06:30.

Como não mudei nenhum hábito alimentar, nem meus horários de aplicação de insulina, nem a quantidade, fiquei sem entender o porquê desse aumento glicêmico. Fui, com era de se esperar, pesquisar para ver se descobria algo a respeito desse aumento inexplicado.

Encontrei muita informação interessante, que vou compartilhar em alguns posts. Hoje, vou falar sobre uma possível causa para a glicemia de jejum aumentada: o Efeito Somogyi.

Também conhecida como Hiperglicemia de Rebote, ou ainda Hiperglicemia Pós-Hipoglicêmica, esse fenômeno leva o nome do pesquisador húngaro Dr. Michael Somogyi, na década de 1930, que o descreveu quando trabalhava como professor de Bioquímica na Universidade de Washington e no Jewish Hospital em St. Louis.

Esse efeito (que hoje é contestado) pode ocorrer após um episódio de hipoglicemia noturna que não foi detectada e, portanto, não foi tratada, levando a níveis de glicose mais altos pela manhã.

Como assim, hipoglicemia causando hiperglicemia? Sim. Exatamente.

O Dr. Somogyi teorizou que quando o nível de açúcar no sangue cai bruscamente durante a madrugada, o corpo reage liberando diversos hormônios contrarreguladores, que estimulam o fígado a converter suas reservas de glicogênio em glicose, e outros processos de gliconeogênese (síntese de glicose a partir de outros compostos orgânicos), ocasionando assim o aumento da glicemia.

Os principais hormônios responsáveis por esse efeito são a adrenalina (epinefrina), noradrenalina (norepinefrina), cortisol, hormônio do crescimento e glucagon. Esses hormônios agem impedindo o funcionamento normal da insulina (são antagônicos) – o que, como sabemos, leva ao aumento da glicemia.

Além disso, resistência à insulina pode ser causada no corpo por várias horas após a secreção desses hormônios, levando a um nível de açúcar mais elevado no sangue por toda a manhã.

O que causa o efeito Somogyi?

Comumente é causado por uma dose excessiva de insulina antes de irmos dormir, que provoca um declínio na concentração de açúcar no sangue acentuado durante a madrugada, levando o corpo a disparar a liberação dos hormônios citados, na tentativa de manter o status euglicêmico (glicemia em valores adequados).

Outra possível causa é a falta de alimentação adequada antes de deitar, que combinada com a aplicação de insulina, mesmo em quantidade adequada, pode levar à hipo durante a madrugada e ao consequente “rebote” glicêmico logo pela manhã.

Como testar o efeito Somogyi?

No geral, acredita-se que esse efeito ocorra com mais frequência em portadores de Diabetes Tipo 1 do que em DM2.

Um sintoma típico desse fenômeno podem ser a ocorrência de suores noturnos ou o fato de se acordar no meio da noite, sem motivo aparente.

Uma forma simples (mas um pouco cansativa) de testar a ocorrência do efeito Somogyi consiste em:

  • Verificar a glicemia antes de deitar
  • Acordar em torno das 03:00 (coloque um despertador para ajudar!)
  • Testar a glicemia nesse horário (e volte a dormir)
  • Testar novamente ao levantar, pela manhã

Faça isso por alguns dias em sequência (3-5 dias pelo menos). Se o nível de açúcar no sangue estiver baixo nas medições das 03:00, e mais elevado ao acordar, provavelmente se trata do efeito Somogyi.

E se não estiver? Bem, nesse caso é provável que você esteja experimentando o Fenômeno do Alvorecer, do qual falarei no próximo artigo.

Ah… eu tenho acordado no meio da noite com certa frequência, geralmente entre 02:30 e 03:30, e muitas vezes só consigo voltar a dormir duas ou três horas depois. Várias vezes vi o dia nascer da janela da sala, mas nunca tinha me passado pela cabeça que isso poderia ter alguma relação com o diabetes; sempre achei que era uma “insônia” comum – mas talvez não seja.

Realizei o procedimento acima por três noites consecutivas (infelizmente, sem sequer precisar de despertador…) e em todas o resultado foi o mesmo: minha glicemia cai durante a madrugada e volta a subir ao amanhecer. Será o efeito Somogyi? Não sei. Pode ser, mas no meu caso pode também haver relação entre os níveis mais elevados de glicemia e um possível fim da minha “lua-de-mel“.

Como evitar o efeito Somogyi

Se você sofre esse efeito, a primeira coisa a fazer é falar com o seu médico. Mostre a ele as medições realizadas durante a madrugada e pela manhã (você anotou tudo, certo?) e pergunte como é possível ajustar suas doses de insulina e sua alimentação noturna.

Possivelmente um pequeno ajuste na dosagem de insulina, ou o simples fato de comer algum snack ou lanchinho antes de dormir já seja suficiente para melhorar esse problema de rebote glicêmico. A princípio basta evitar as crises de hipoglicemia noturnas Mas como conseguir isso é seu médico quem irá sugerir.

Porém, há controvérsias…

Apesar do efeito físico ser real e bem documentado (aumento da glicemia pela manhã), aparentemente não há evidência científica de que essa teoria do efeito Somogyi realmente seja a explicação para esse aumento. Essa teoria, inclusive, pode ser refutada em algum momento. Talvez o problema seja simplesmente que a insulina é totalmente utilizada pelo corpo durante a noite, deixando assim de agir em algum momento durante a madrugada. Alguns estudos clínicos apontam nessa direção, inclusive.

Outra causa possível para a glicemia de jejum aumentada é o Efeito do Alvorecer. Vou falar sobre ele no próximo artigo.

Referências

Somogyi Effect and Dawn Phenomenon. https://www.webmd.com/diabetes/dawn-phenomenon-or-somogyi-effect

Somogyi Phenomenon. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK551525/

Somogyi Phenomenon – Rebound Hyperglycemia. https://www.diabetes.co.uk/blood-glucose/somogyi-phenomenon.html

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *