Euphorbia milli – Coroa de Cristo – Características e Cultivo
Coroa de Cristo
A Coroa de Cristo (Euphorbia milii) é uma planta da família Euphorbiaceae, extremamente comum, amplamente cultivada em jardins pela beleza de suas delicadas inflorescências, e também pelos seus espinhos, sendo muito usada como cerca viva
Sinonimia: E. boyeri Hook
Outros nomes populares: bem-casados, colchão-de-noiva, coroa-de-espinhos, coroa-de-nossa-senhora, dois-irmãos, dois-amigos, duas-amigas.
Morfologia: Esta planta é uma semi-suculenta, em forma de arbusto, que pode chegar a até 1,5 m de altura e desenvolver uma ramificação de hastes bastante rica, de tom cinza amadeirado.
Os ramos tem entre 6 a 10 mm de espessura e são resistentes, com espinhos de até 1 cm de comprimento. As folhas ovais são de cor verde escuro com até 3,5 cm de comprimento. As inflorescências contendo pequenas flores amarelas ou vermelhas florescem quase todo o ano – com exceção de um breve período de descanso – aparecem, se desenvolvendo nas axilas das folhas superiores. Cada uma é cercada por brácteas vermelhas brilhantes. Existem muitas variedades e subespécies dessa planta, com brácteas coloridas, às vezes amarelas ou rosadas.
Local de origem: Originária do Madagascar, na África
Cultivo e cuidados: Esta planta possui crescimento rápido, sendo muito fácil de cultivar. Ela precisa de um solo bem drenado e rico em nutrientes em um local arejado e bem iluminado. Durante a estação de crescimento, regar de forma abundante, mas diminuindo bastante as regas no outono e no inverno. A temperatura não deve cair abaixo de 12° C.
Multiplicação: Por meio de sementes ou de mudas, que são cortadas a partir das extremidades da unidade superior e podem se enraizar em areia seca, na primavera ou no verão.
A planta cresce em adensamentos como o mostrado na foto a seguir:
Veja um detalhe dos espinhos da planta na figura a seguir. Eles podem machucar bastante!:
Detalhe das flores:
Pingback: Dieffenbachia ou Comigo-Ninguém-Pode - Curiosidades e Cultivo - Diário do Naturalista