Pedra do Arpoador, no Rio de Janeiro
Pedra do Arpoador – RJ
Aproveitando uns dias de folga, resolvi fazer uma visita ao Rio de Janeiro, cidade linda e que tem inúmeros pontos de interesse turístico, incluindo muitos relacionados à Natureza, principalmente pela localização privilegiada da cidade.
Um dos locais que visitei, e que me deixou impressionado com sua beleza foi a Pedra do Arpoador, junto com a praia homônima, localizada entre Ipanema e o Forte de Copacabana (entre o forte e a pedra do arpoador há uma pequena praia chamada de Praia do Diabo).
Trata-se de uma formação rochosa, que forma um conjunto com a praia homônima (a qual tem apenas cerca de 500m de extensão). A praia do arpoador conta com ondas grandes, e por isso é bastante frequentada por surfistas.
Mas voltemos à pedra. O nome do local – Arpoador – é devido ao fato de que antigamente ser possível arpoar baleias a partir dali, pois esses animais costumavam frequentar a região. Logo atrás da pedra encontra-se um parque, o parque Garota de Ipanema, bastante frequentado pelo público e onde muitas vezes ocorrem apresentações de artistas.
A partir da pedra do Arpoador tem-se uma vista muito bela do mar e de outros cenários, como a Praia de Ipanema, o Morro Dois Irmãos e até mesmo o Morro do Pão de Açúcar. Na formação rochosa encontramos uma vegetação variada, mas composta por grande quantidade de cactos, e pequenas trilhas ou caminhos que podem ser seguidos, com mirantes espalhados. Muitas aves costumam pousar na pedra. A formação parece pequena, mas não é. Alguns de seus trechos são inclusive íngremes e um pouco acidentados, e é necessário um pouco de cautela, principalmente se o chão estiver molhado, para evitar acidentes.
Confira mais algumas fotos do local:
É isso aí pessoal! Em breve postarei sobre outros pontos interessantes do Rio de Janeiro. Até mais!