Visitando o Hortus Botanicus de Leiden, nos Países Baixos (Holanda)
Hortus Botanicus de Leiden
Aproveitando os dias finais de nossas férias nos Países Baixos (Holanda), fomos até a cidade de Leiden, localizada a 47 km de Amsterdam, visitar o Hortus Botanicus, o mais antigo jardim botânico do país, e um dos mais antigos do mundo.
Fundado em 1590, inicialmente recebeu muitas plantas coletadas nas colônias holandesas pela Companhia das Índias Ocidentais Holandesas (VOC), e logo no início o jardim já contava com mais de 1000 espécies distintas.

Muitas das árvores presentes no Hortus foram plantadas no século 18, como o Gingko Biloba da foto a seguir, plantado em 1785:

Outras árvores impressionantes presentes nos jardins incluem espécimes de Taxus baccata, Taxodium distichum, Calocedrus decurrens e Cedrus libani, entre muitas outras.

Detalhe dos cones do Cedro do Líbano:

Confesso que fiquei extasiado, pela extensão da coleção, pela organização do local e, principalmente, pela beleza dos jardins e estufas. Recomendo totalmente uma visita a esse local, caso você esteja viajando pela região.
O local possui um jardim japonês, aberto em 1990, em homenagem ao médico alemão Phillip Franz von Siebold, que trabalhando para a VOC no Japão no século XVII, enviou inúmeras espécies de plantas e animais para a cidade.

Esse lindíssimo Acer (Bordo) está plantado no Jardim Japonês também:

Também possui um Jardim de Ervas Chinês, muito interessante.

As estufas são particularmente belas, possuindo coleções temáticas, e o jardim de inverno possui ambientes específicos como “Plantas Pré-Históricas” – principalmente Cicadáceas, “Plantas Carnívoras” e “Plantas Tropicais”.

A coleção de plantas carnívoras é um show à parte. São dezenas de espécies, incluindo os gêneros Drosera, Pinguicula, Dionaea, Nepenthes, Utricularia e muitas Sarracenia – muitas mesmo, presentes tanto em uma grande seção no Jardim de Inverno quanto em uma estufa específica.

Destaque para essa Utricularia, planta rara de se ver em jardins botânicos:

E as Sarracenias são um show à parte:

O local ainda conta com uma lojinha de souvenirs, onde é possível comprar livros, cartões-postais, etc., e um café com uma linda vista para o jardim.

Informações Gerais
- Horário de Funcionamento: das 10:00 às 18:00, todos os dias
- Valor da Entrada: 8 Euros. Comprando pelo site, o ticket é válido por um ano a partir da data da compra (entrada única).
- Website: https://www.hortusleiden.nl/en/
- E-mail: hortus@hortus.leidenuniv.nl
- Endereço: Rapenburg 73, 2311 GJ Leiden
- Como chegar: O Hortus está situado no Centro Histórico de Leiden, a apenas 15 minutos de caminhada da estação de trem central, em linha reta. Saia pelo lado sul da estação – há um grande hotel Íbis desse lado – e siga as placa indicativas do Hortus presentes na rua.

Confira também nossa visita ao Naturalis Biodiversity Center de Leiden, que fizemos logo após nosso passeio pelo Hortus Botanicus!
Pingback: Sloterplas: um lago escavado em Amsterdam - Diário do Naturalista
Pingback: Visita ao Naturalis Biodiversity Center em Leiden, na Holanda - Diário do Naturalista
Pingback: Visita ao Hortus Botanicus Amsterdam, nos Países Baixos (Holanda) - Diário do Naturalista
Pingback: Plantas Tóxicas para Gatos (e Não-Tóxicas) - Diário do Naturalista
Pingback: Sloterplas - um lago escavado em Amsterdam - Diário do Naturalista