Parque Ecológico de Vila Prudente
Parque Ecológico de Vila Prudente
O Parque Ecológico Profª Lydia Natalizio Diogo é um parque municipal localizado no bairro de Vila Prudente, na zona Leste da cidade de São Paulo. Foi inaugurado em 1996, com o nome de Parque Ecológico de Vila Prudente, e rebatizado em 2004 como Parque Ecológico Profª Lydia Natalizio Diogo, em homenagem a uma professora que trabalhou em uma escola próxima, o Colégio Estadual Prof. Américo de Moura (CEPAM).
Ainda assim, é muito comum referir-se a ele com seu nome original, ou simplesmente como Parque de Vila Prudente.
Eu, particularmente, residi durante muitos anos bem próximo à área do parque (por quase 25 anos!), tendo conhecido bem o local muito antes dela ter se tornado parque de fato, além de frequentá-lo quase que diariamente. Para este artigo, reuni as informações mais importantes sobre o local, e realizei (mais) uma visita ao parque, para tirar as fotos aqui mostradas.
O parque
O parque de Vila Prudente possui pista de cooper e caminhada com 1.400 m de extensão, playground para as crianças se divertirem, diversos equipamentos para realização de exercícios físicos disponíveis e sanitários. Também conta com coleta seletiva de lixo, logo na entrada, e acesso à Internet via WiFi gratuito. Um estacionamento gratuito está disponível do lado de fora do parque, próximo à sua entrada principal.
Além disso, é dotado de um belo lago de carpas em um jardim estilo japonês, com cascata, viveiros de plantas e pergolados com bancos para os frequentadores se sentarem e descansarem à sombra de trepadeiras floridas. Muitos eucaliptos (Eucalyptus sp.) estão espalhados pela área do parque, presentes no local há décadas, além de serem encontrados espécimes de vários outros tipos de árvores e arbustos, tais como:
- Guapuvuru (Schizolobium parahyba),
- Ipê Amarelo (Handroanthus chrysotrichus),
- Ipê Roxo (Handroanthus heptaphyllus),
- Pés de Jaca (Artocarpus heterophyllus),
- Jacarandá-mimoso (Jacaranda mimosifolia),
- Jasmim-manga (Plumeria rubra),
- Palmeira Jerivá (Syagrus romanzoffiana),
- Pata-de-Vaca (Bauhinia forficata),
- Pau-ferro (Libidibia ferrea var. leiostachya),
- Suinã ou mulungu (Erythina speciosa),
- Pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia) – a maior parte dos exemplares deste pinheiro foi plantada pelos próprios moradores da região, em um mutirão ocorrido há vários anos – no qual, inclusive, eu estava presente plantando uma muda!
entre muitas outras. Excelente local para amantes e estudiosos de botânica.
Muitas aves podem ser avistadas no parque, incluindo beija-flor, bem-te-vi, joão-de-barro, quero-quero, sabiás e outras comumente presentes na cidade de São Paulo.
O parque possui na verdade duas entradas, sendo a segunda entrada localizada na Avenida Francisco Falconi, bem próxima à entrada do Crematório de Vila Alpina. Esta entrada leva diretamente ao início da pista de caminhada / corrida.
Observações
- O local não conta com lanchonetes ou restaurantes. Mas é possível comprar algumas guloseimas com ambulantes no lado de fora do parque.
- Não é permitido andar de bicicleta ou skate (exceto crianças menores de 10 anos). Mas você pode deixar sua bicicleta na entrada do parque.
- É permitido levar cães, desde que sejam respeitadas regras de segurança, no caso de cães ferozes.
Dados Gerais
- Área: cerca de 60.000 m2
- Endereço: Rua João Pedro Lecor, s/n – Vila Prudente
- Horário de Funcionamento: das 6h às 22h, todos os dias
- Entrada: Gratuita
- Telefone: (11) 2910-8774
- Site: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/parques/regiao_leste/index.php?p=143112
Veja também: Parque Celso Daniel em Santo André / SP