Importância e Benefícios da Coenzima Q10 (CoQ10)

A Coenzima Q-10 (CoQ10, CoQ ou Q10)

A coenzima Q10 é uma substância que auxilia a geração de energia dentro das células de nosso corpo. Produzida naturalmente pelo organismo e encontrada em diversos alimentos, é armazenada nas mitocôndrias das células. As mitocôndrias são organelas celulares responsáveis pela produção de energia, entre outras funções.

Assim, a CoQ10 está presente em todas as células de nosso corpo. As maiores concentrações se encontram em órgãos como o coração, fígado, pulmões e rins, que possuem maiores necessidades energéticas.

A CoQ10 participa dos processos de produção de Adenosina Trifosfato, o ATP, substância envolvida na transferência de energia dentro das células. Além disso, a Q10 atua como antioxidante, e assim protege as células contra danos oxidativos.

Radicais livres em excesso no corpo levam a danos oxidativos, o que pode interferir com o funcionamento normal das células, por fim ocasionando diversas condições de saúde adversas.

Fórmula Estrutural da Coenzima Q10
Fórmula Estrutural da Coenzima Q10

A maioria das pessoas saudáveis produze CoQ10 em quantidade adequada de forma natural. Porém, a produção da Q10 diminui conforme envelhecemos e, desta forma, é comum pessoas mais idosas serem deficientes neste composto. Além disso, alguns outros fatores podem causar deficiência de CoQ10, entre eles:

  • Deficiências alimentares, como deficiência em vitamina B6
  • Demanda aumentada pelos tecidos, por conta de uma doença
  • Doenças mitocondriais
  • Stress oxidativo, devido à idade
  • Doenças do coração
  • Efeitos colaterais de tratamentos com estatinas

Benefícios da Coenzima Q10

A seguir alguns dos principais possíveis benefícios da CoQ10 no organismo (não necessariamente comprovados):

1 – Pode auxiliar no tratamento de insuficiência cardíaca

Vários estudos demonstraram que a suplementação de coenzima Q10 ajuda a diminuir a incidência de insuficiência cardíaca, restaurando níveis normais de produção de energia (ATP), reduzindo o stress oxidativo e melhorando a função cardíaca

A CoQ10 também pode ajudar a diminuir a pressão arterial, e na recuperação de pessoas que passaram por determinadas cirurgias cardíacas, como reparações nas válvulas do coração.

2 – Pode melhorar a fertilidade

A fertilidade feminina diminui com a idade, devido a um declínio na quantidade e qualidade de óvulos disponíveis. A CoQ10 está diretamente envolvida nesse processo. Conforme sua produção diminui com a idade, os óvulos acabam sendo menos protegidos contra danos causados por stress oxidativo.

Da mesma forma, o esperma também é suscetível aos efeitos de danos oxidativos, resultando em menor contagem de espermatozoides, menor qualidade e, enfim, fertilidade reduzida.

Alguns estudos mostram que a suplementação com CoQ10 pode melhorar a qualidade de óvulos e espermatozóides, por aumentar a proteção antioxidante.

3 – Pode ser útil no tratamento de Diabetes

Alguns estudos indicam que a CoQ10 pode melhorar a sensibilidade à insulina e assim, ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue em diabéticos.

Portadores de diabéticos geralmente possuem baixos níveis de coenzima Q10, e a suplementação ajuda a restaurar esses valores a níveis normais, lembrando que a deficiência de Q10 está ligada a stress oxidativo, que pode causar inúmeros problemas no corpo.

Porém, seu uso por diabéticos deve ser avaliado por um médico, pois é possível que interaja com a insulina ou medicamentos para diabetes, podendo levar a níveis muito baixos de açúcar on sangue (hipoglicemia), que é uma condição grave.

4 – Tratamento de efeitos colaterais de Estatinas

Algumas evidências mostram que a CoQ10 pode ajudar a tratar efeitos adversos do uso de estatinas (como a Rosuvastatina), como fraqueza e dores musculares (miopatias) e problemas no fígado. Porém essa ajuda ainda é controversa, e mais estudos podem ser necessários para estabelecer com mais certeza a ocorrência esse benefício.

5 – Mal de Parkinson

Algumas pesquisas também sugerem que a coenzima Q10, em altas doses, pode ser benéfica para pessoas portadoras de mal de Parkinson, que estejam nos estágios iniciais da doença. Outra doença que, possivelmente, pode ter sua progressão retardada com a administração de CoQ10 é a doença de Huntington.

6 – Diminuição de Enxaquecas

Pesquisas indicam que a CoQ10 é possivelmente efetiva em diminuir a frequência da ocorrência de enxaquecas.

Um estudo de 2005 publicado na revista Neurology com 43 pacientes que tiveram episódios de enxaquecas e receberam 100 mg de CoQ10 ou um placebo três vezes ao dia por três meses. Durante esse períodos, os participantes registraram detalhes específicos sobre suas enxaquecas, como a intensidade da dor, se experimentaram efeitos colaterais (náuseas / vômitos) e quanto tempo cada enxaqueca que tiveram durou.

No término do estudo, os participantes que tomaram CoQ10 tiveram ao menos 50% menos ataques de enxaqueca do que os que tomaram o placebo.

Suplementos de CoQ10

Suplementos e CoQ10 estão disponíveis em cápsulas, comprimidos e até injeções. Existem duas formas de CoQ10: ubiquinol e ubiquinona. A forma que é absorvida mais facilmente é o ubiquinol, que corresponde a cerca de 90% da coenzima Q10 presente no sangue. Esta é a forma recomendada de suplementação, mas você irá encontrar a CoQ10 disponível em ambas as formas para comercialização.

A dose padrão pode variar bastante, de 50 mg a 1200 mg por dia, muitas vezes dividida em doses menores ao longo do dia. Tipicamente, toma-se entre 100 mg e 200 mg ao dia. Nestas dosagens a Q10 é bem tolerada, não parecendo causar efeitos colaterais significativos.

Suplemento de Coenzima Q10

Um ponto importante é que a CoQ10 é solúvel em gorduras, e por conta disso sua absorção é lenta, e limitada. Por isso, é importante tomar o suplemento juntamente com as refeições, para garantir uma melhor absorção da substância.

Fontes alimentares de CoQ10

E se quisermos obter a coenzima Q10 a partir da alimentação, em vez de tomar suplementos? Quais alimentos são mais ricos em CoQ10? Alguns dos alimentos que possuem CoQ10 em quantidade significativa incluem:

  • Peixes de água fria, como truta, sardinha e salmão
  • Miúdos, como coração, rim e fígado
  • Algumas carnes, como carne bovina e de porco
  • Alguns vegetais, como couve-flor e brócolis
  • Legumes: Lentilhas, soja e amendoins
  • Óleos de soja e de canola

A CoQ10 é sintetizada no corpo a partir do aminoácido Tirosina e da Acetil-CoA e, portanto, deficiência ou supressão da síntese dessas substâncias leva consequentemente à deficiência na produção da coenzima Q10.

Existem efeitos colaterais dos suplementos de Q10?

Sim, alguns efeitos colaterais foram observados, ainda de que raros e de forma leve. Entre eles:

  • Diarréia
  • Náuseas
  • Azia
  • Perda de apetite
  • Insônia
  • Fadiga
  • Sensibilidade à luz
  • Dores abdominais

Pessoas que tomam medicamentos para afinar o sangue (como a varfarina), medicações para problemas na glândula tireóide ou quimioterápicos devem consultar um médico antes de usar suplementos de Q10, devido a interações perigosas que podem ocorrer.

Os suplementos de CoQ10 não são indicados para crianças e mulheres grávidas ou que estão amamentando, devido à falta de evidências sobre a segurança da administração desse composto. Para a população em geral, esses suplementos são normalmente considerados seguros.

Referências

Coenzyme Q10 – U.S. Department of Health and Human Services

Recomendado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.