Como propagar a Flor de Maio

Como propagar a Flor de Maio

A Flor de Maio (Schlumbergera truncata) é uma das plantas ornamentais mais populares cultivadas no Brasil e em muitos outros países. Trata-se de um cacto (sim, é um cacto, apesar de não parecer) originário da Mata Atlântica na região sudeste do país, e pode ser encontrada em diversas variedades com flores de cores diferentes à venda em floriculturas e lojas especializadas.

Neste artigo mostro como obter novas mudas a partir de uma planta existente – um processo bem fácil para esta planta.

Flor de maio florescendo
Image by Schwoaze from Pixabay

Multiplicação da flor de maio

A flor de maio é uma planta relativamente fácil de multiplicar. Sua propagação se dá por meio de pedaços (estacas) do caule, contendo de um a quatro segmentos, que devem ser cortados e então mantidos em um local fresco e seco por alguns dias (2 a 4 é suficiente). Corte mais de um pedaço para realizar a propagação, para aumentar as chances de sucesso, pois não é garantido que eles enraízem totalmente.

Você pode cortar os pedaços do caule usando uma tesoura afiada e esterilizada (com álcool, por exemplo), ou ainda usar os dedos para separar os segmentos, procurando sempre deixar um pequeno pedaço do caule (um a dois mm) na ponta do segmento cortado.

Pedaços de caule a serem cortados para multiplicação da flor de maio
Pedaços de caule a serem cortados para multiplicação da flor de maio

Enraizamento

Após esse período, você deve plantar as estacas em um vaso ou pote (com furos para drenagem) contendo solo permeável, de preferência contendo uma mistura de areia grossa e vermiculita; terra vegetal comum pode funcionar bem também. Enterre os pedaços cortados até cerca de 2cm na mistura, e regue de forma esparsa, sem encharcar, até que surjam as raízes, ou que você note o crescimento de novos segmentos do caule. A partir desse momento, regue a planta normalmente – ela já está multiplicada!

Flor de maio multiplicada e com novos segmentos de caule crescendo
Flor de maio multiplicada e com novos segmentos de caule crescendo

Também é possível tentar enraizar a planta usando simplesmente um recipiente com um pouco de água. Para enraizar na água, encha uma vasilha de vidro ou plástico com uma camada de uns 5cm de pedrinhas ou cascalho, despeje água até cobrir as pedrinhas e então coloque suas mudas na vasilha, mergulhadas de modo que apenas a ponta inferior fique submersa.

Coloque o conjunto em um local bem iluminado, mas que receba luz solar de forma indireta. Não coloque diretamente no sol!

Se você colocou as estacas em uma vasilha com água, verifique sempre o nível da água e complete a vasilha até o nível inicial quando necessário. Já se você enraizou as estacas em solo ou na mistura de areia, regue apenas quando a mistura estiver completamente seca, pois o excesso de água pode levar à podridão das raízes.

Propagação da flor de maio em uma vasilha com agua
Propagação da flor de maio em uma vasilha com agua

Cerca de seis a oito semanas depois, a planta provavelmente já terá enraizado, e então terá chegado a hora de replantar em outro vaso.

Flor de maio enraizada na água
Flor de maio enraizada na água

Reenvase

Reenvase a pequena flor de maio em um recipiente com orifícios de drenagem, usando preferencialmente um composto especial para suculentas, que você pode comprar pronto ou fazer em casa mesmo. Enterre as estacas em cerca de 2cm de profundidade, e regue até que o solo esteja úmido, mas não encharcado.

Diversas estacas para propagação de flor-de-maio
Diversas estacas para propagação de flor-de-maio

É isso aí! Agora é cuidar da planta e esperar até que esteja pronta para a floração – o que pode levar muitos meses, dependendo do tamanho dos pedaços de caule enraizados.

2 thoughts on “Como propagar a Flor de Maio

  • 21/03/2022 em 9:02 pm
    Permalink

    Parabéns pelo trabalho, professor Fábio!

    Resposta
    • 14/04/2022 em 9:24 am
      Permalink

      Obrigado Victor!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.